A igreja do Senhor não é uma denominação

Esta conclusão é aparente ao determinar o que é a igreja, o que é uma denominação e pela comparação das definições.

DE GUY N. WOODS ─ A igreja sobre a qual se lê no Novo Testamento, Mateus 16.18, muitas vezes identificada pelos escritores sagrados como o "corpo de Cristo", Colossenses 1.18, e cujos membros são a soma de todos os salvos que viveram desde a sua formação, no primeiro dia de Pentecostes após a ressurreição de nosso Senhor, Atos 2.47, não é uma denominação!

Esta conclusão é imediatamente aparente ao determinar o que é a igreja, o que é uma denominação e pela comparação das definições.

A palavra grega traduzida como “igreja” no Novo Testamento – ekklesia ─ e formulada a partir da preposição ek, “fora de”, e do verbo kaleo, “chamar”, assim, os chamados, denota, em seu significado mais amplo, aquela instituição que o Senhor comprou com seu próprio sangue precioso, Atos 20.28, cujos membros são o número total de filhos de Deus na dispensação cristã e cujo caráter é uma comunhão espiritual da qual Cristo é a Cabeça, Efésios 1.19-23. Para fins de definição, podemos considerá-la como o corpo de Cristo, cujos membros abrangem todos os crentes batizados que foram chamados do mundo e que reconhecem o Senhor como Cabeça e o Espírito Santo como seu diretor e guia, por meio da Palavra escrita de Deus, o Novo Testamento. Usos derivados, como a igreja de Deus "que está em Corinto" 2 Coríntios 1.1, estão de acordo com o significado básico do termo ao indicar a soma dos santos dentro da área geográfica indicada. Seja aplicado a uma assembleia, 1 Coríntios 14.34-35, à igreja em uma área específica, 1 Coríntios 1.2 ou em conjunto, nunca pode incluir menos do que o número total de cristãos dentro do limites designados. É precisamente igualado aos indivíduos salvos contemplados no território que abarca; de fato, a igreja e os salvos são frases que podem ser trocadas livremente, no que diz respeito aos indivíduos incluídos em cada uma. Isso o Espírito Santo afirmou na crônica de Pentecostes de Lucas: "E a cada dia o Senhor acrescentava à igreja aqueles que estavam sendo salvos" Atos 2.47 BL.

O substantivo denominação deriva do verbo para denominar, dar nome a, intitular; e, quando usado com significado religioso, designa aquilo que é menos do que o todo, uma categoria eclesiástica especial, distinta, excluindo tudo o que não é característico dela. O termo é assim o contrário daquilo que é geral, universal, comum. O dicionário define a palavra "denominação" como "uma classe ou sociedade de indivíduos chamados pelo mesmo nome; uma seita". Uma classe é "uma divisão, agrupamento ou distinção baseada em grau ou qualidade"; e uma "seita" é "um partido", um grupo especial que constitui uma categoria que o separa de outros.

Ver-se-á, portanto, que uma comunidade que inclui o todo não pode ser devidamente identificada com aquela que, por seu nome especial e classificação, procura identificar-se como partido, seita e grupo especial. A igreja, considerada como um todo, Mateus 16.18, nunca pode abranger menos do que o todo; a denominação existe com a finalidade de designar um número limitado; portanto, a igreja do Senhor, conforme encontrada no Novo Testamento, não é uma denominação!

Há quem procure evitar essa conclusão óbvia e irresistível com a alegação de que a igreja do Novo Testamento é uma organização invisível dos cristãos hoje. É uma refutação suficiente dessa teoria óbvia e insustentável apontar que as palavras visível e invisível nunca são aplicadas à igreja pelos escritores inspirados e a ideia que se pretende transmitir por tal uso atual está em conflito com conceitos claros estabelecidos dentro das Escrituras. Vimos anteriormente que a igreja é composta de crentes batizados; crentes batizados são visíveis; segue-se, portanto, que a igreja é tão visível quanto aquilo que a compõe. Igrejas visíveis e invisíveis são conceitos que foram cunhados para transmitir ideias para justificar o denominacionalismo moderno e eram desconhecidos dos escritores sagrados do primeiro século.

É muito significativo que nenhuma denominação, por mais agressiva e ambiciosa que seja, ousaria se identificar com a igreja sobre a qual se lê na Bíblia. Adeptos denominacionais admitem sem hesitação que suas respectivas comunhões não incluem toda a cristandade; é livremente admitido por todos eles que nenhuma denominação, nem todas elas combinadas, representam o número total dos salvos desta geração. No entanto, é esta característica particular da igreja que Jesus estabeleceu, Mateus 16.18, que revela seu alcance universal. O Senhor acrescenta à igreja aqueles a quem ele salva, Atos 2.47. Ou seja, no processo de salvar as pessoas, ele também as acrescenta à igreja que construiu. Segue-se, portanto, que todos os salvos estão na igreja, visto que a salvação e a o direito de fazer parte da igreja são adquiridos no mesmo instante e pelos mesmos meios. Além disso, a igreja abrange todos os que foram comprados com o precioso sangue do Senhor, Atos 20.28; todos os cristãos foram assim comprados; portanto, todos os cristãos estão na igreja. É de fato afirmado pelo apóstolo aos gentios que a igreja é aquela da qual Cristo não é apenas a Cabeça, mas "o Salvador" Efésios 5.23. Deve então ser óbvio para o leitor mais casual que a igreja do Novo Testamento não deve ser confundida ou considerada como parte do sistema denominacional que prevalece hoje.

Também é de vital importância observar que as condições para ser membro de uma denominação e da igreja do Novo Testamento diferem muito. A pessoa é obrigada a afirmar que já é salva para se tornar membro de qualquer denominação; ao passo que o Senhor acrescenta à igreja aqueles a quem ele salva. A adesão à denominação ocorre quando alguém se junta a ela; alguém se torna parte da igreja do Senhor apenas sendo acrescentado a ela por seu Fundador e Cabeça. Juntar-se é um ato humano; ser acrescentado é um ato divino. Juntar-se é aquilo que se faz; ser acrescentado é feito para um pelo outro. Ao se juntar, a pessoa é ativa, mas ao ser acrescentada, a pessoa é passiva. No ato de juntar-se, a pessoa se torna membro de uma organização humana desconhecida do Novo Testamento; ao ser acrescentada, a pessoa se torna parte da igreja que Jesus estabeleceu. Tão grandes são as diferenças que existem entre a igreja que o Senhor edificou, Mateus 16.18, da qual ele é Cabeça e Salvador, Efésios 5.23, e à qual ele acrescenta todos os salvos, Atos 2.47, e qualquer denominação, ou todas combinadas, que não há semelhanças essenciais ─ aquilo que agracia uma faz a outra parecer grotesca e absurda. A igreja não é uma denominação.

Como a igreja pode ser identificada hoje e suas bênçãos obtidas?

É geralmente admitido que Jesus estabeleceu uma única igreja; que esta instituição possuía características reconhecíveis; e que era aquela comunhão espiritual à qual todos os santos, na era apostólica, pertenciam. Temos, portanto, apenas para determinar essas características, e então buscar aquele corpo religioso que as reproduz sem exceção hoje. Quais eram as características distintivas da igreja do primeiro século reveladas a nós no Novo Testamento?

Esta igreja pregou a grande comissão exatamente como Jesus a entregou, Mateus 28.18-20; Marcos 16.15-16; Lucas 24.46-47, exigindo que os pecadores cressem no evangelho, Hebreus 11.6, arrependessem-se de seus pecados, Atos 17.30, confessassem sua fé em Cristo, Romanos 10.10, e fossem batizados (imergidos na água) para receber a remissão dos pecados, Atos 2.38. Aqueles que fizeram isso foram, pelo Senhor, acrescentados à sua igreja, Atos 2.47. É identificada como "a igreja do Senhor" Atos 20.28, e congregacionalmente, como "as congregações de Cristo" Romanos 16.16. Seus convertidos eram chamados cristãos, Atos 11.26; 1 Pedro 4.16, eles se reuniam regularmente no primeiro dia da semana, 1 Coríntios 16.2, e sua adoração consistia no cantar (sem acompanhamento instrumental), no ensino, na oração, na comunhão e na Ceia do Senhor, Atos 20.7; Efésios 5.19.

Prezado leitor, você faz parte desta organização divina?

O irmão Guy (1908-1993) era evangelista americano, poderoso na Palavra, incisivo nos muitos debates que realizou e autor de vários comentários bíblicos e livros. Seu artigo foi republicado no site: Simple Bible Studies.

··· Assine o site gratuitamente:


 

4 Comments

Comment 2023-06-06

Este e um homem temente a Deus,que eu admiro muito e que cada mensagem, artigo e livro que ele publica é para o crescimento do reino de Deus, que Nosso Deus continue a ti abençoar vc e sua familia.

Comment 2023-06-06

Obrigado, Leo, agradeço todo seu apoio e interesse nas coisas de Deus. Oramos sempre por vocês.

Comment 2023-06-06

Olá Irmão Randal!
Tem sido muito edificante para mim cada artigo aqui publicado!
Que o Senhor Jesus continue sendo glorificado pelo trabalho de vocês!Cordiais saudações!

Comment 2023-08-29

Randal muito bom os conteúdos da palavra de Deus que vc tem nos enviado.
Nossa como é bom ter Conhecimento da verdade da Bíblia.
Obrigada!