Quem é Jesus?

Jesus é o foco da nossa fé.

Nota: Este artigo foi publicado muito tempo atrás e ficou perdido. Foi publicado também na revista Edificação, no. 12. Vale a pena dar mais uma lida nele, por tratar da pessoa de Cristo.

Jesus é Deus na carne, único, sem pecado, o sacrifício perfeito para a restauração do homem a Deus. Quase toda a informação a respeito dele se encontra na Bíblia. A história confiável sobre sua vida e missão é registrada nas quatro narrativas de Mateus, Marcos, Lucas e João, no Novo Testamento. Há poucas referências a ele fora da Bíblia, mas somente nela são encontrados os testemunhos oculares.

Jesus nasceu duma virgem. Sua divindade é essencial à sua missão e mensagem, Jo 8.24. Faz parte também da essência do evangelho, demonstrando que tentativas de reduzir o evangelho apenas à morte, sepultamento e ressurreição são equivocadas.

Seus títulos são muitos, refletindo assim a plenitude da Deidade nele. Entre eles: Palavra, Filho de Deus, Filho do homem, Messias (= Cristo, Ungido), Emanuel (= Deus conosco), Senhor, Salvador. O nome “Jesus” significa salvação.

Jesus veio à terra com a missão de morrer pela humanidade, a fim de livrá-la da morte e de reconciliar as pessoas com o Pai, Lc 19.10.

Jesus curou as pessoas como ato de compaixão e para demonstrar que ele desfrutava da aprovação do Pai. Mas seu maior interesse foi perdoar as pessoas dos seus pecados e livrá-las do seu poder, Mt 9.1-8.

Jesus se oferece como exemplo a ser seguido, Jo 13.1-17. Sua obediência nos chama a obedecer. Ele quer que seus seguidores morram para si mesmos, da mesma forma como ele morreu pelos outros na cruz, Mt 16.21-26; Lc 14.25-35. Ele quer que sirvam como ele serviu, Lc 22-24-27.

Jesus se limitou a falar apenas a palavra do Pai que o enviou, Jo 8.28; 12.49-50; 14.24. Este é outro exemplo que ele estabelece para seus seguidores.

Jesus procura seguidores que lhe serão amigos, irmãos e agentes da sua missão. Ele envia seu povo ao mundo para proclamar as Boas Novas, Mt 28.18-20; Mc 16-15-16; Lc 24.44-49; Jo 20.21.

Jesus insistiu em que a obediência fosse necessária para a salvação, Mt 25.46; Jo 14.23. Ele afirmou que o mandamento do Pai é vida eterna, Jo 12.50, isto é, a obediência ao seu mandamento permite que alguém entre na vida eternal. “O Filho do Homem virá com os seus anjos na glória do Pai e retribuirá a todos de acordo com o que cada um fez” Mt 16.27 VFL. O juízo final usará os atos das pessoas como base de salvação ou condenação. Para entrar no reino, é necessário fazer a vontade do Pai, Mt 7.21. Jesus deu o mandamento da imersão na água como condição do seguimento, Mt 28.18-20. Não se pode chamá-lo de Senhor sem fazer o que ele manda, Lc 6.46.

Jesus ensinou que o arrependimento é essencial à salvação, Lc 13.1-5. Enviou seus seguidores a pregar “o arrependimento para perdão de pecados” Lc 27.47. Ensinou, como parte da Grande Comissão, que a imersão é essencial à salvação, Mc 16.16; Jo 3.3, 5.

Jesus prometeu edificar a sua igreja. Esta promessa foi cumprida em Atos 2. Jesus disse que levantaria dos mortos e assim fez. Ele disse que estaria presente com seus seguidores ao cumprirem a sua missão, Mt 28.20. No livro de Apocalipse, ele se mostra presente (especialmente nos capítulos 2 e 3). Jesus prometeu voltar segunda vez e sua promessa é fidedigna, Jo 14.1-3. O Senhor é fiel, 2Ts 3.3; Hb 3.6.

Jesus é um com o Pai. Ele orou para que seus seguidores fossem um com eles e unidos uns com os outros, Jo 17. Interveio quando os discípulos competiram para o primeiro lugar entre eles, Lc 22.24ss. Ele não permite a divisão.

Jesus deixou um padrão a ser seguido pelos seguidores, tanto em suas palavras e atitudes, bem como nas suas instruções específicas para a igreja, Mt 18. Muitas instruções ele deixou para o Espírito Santo dar aos apóstolos e profetas que escolheu, Jo 14.26; 15.26; 16.13. Temos hoje estas instruções no Novo Testamento.

Jesus morreu em nosso lugar. Ele veio para “dar a sua vida em resgate por muitos” Mt 20.28; Mc 10.45. Ele sofreu o nosso castigo pelo pecado, Is 53.5.

Jesus voltará, não para viver na terra, nem para sofrer novamente, mas aparecerá em poder e glória para levar seus seguidores com ele ao céu, 1Ts 4.13—5.11; 2Ts 1.5-12; Hb 9.28; 2Pe 3.1-13. Sua vinda sinalizará o fim do universo. Todos serão julgados pela sua palavra, Jo 12.48.

Jesus é o foco da nossa fé. Tudo o que Deus oferece ao homem está em Cristo, Ef 1.3; Cl 2.2-3, 9-10; 2Tm 2.10. Entremos em Cristo por fé e imersão, Gl 3.26-27. Jesus é nossa glória, nossa esperança e nossa alegria. “Cristo é tudo” Cl 3.11.

··· Assine o site gratuitamente: