Dedicação ao ensino dos apóstolos

Deus se agrada quando os discípulos de Jesus são devotados da mesma forma que os primeiros discípulos.

DE DAVID OWEN — A Bíblia diz que os primeiros cristãos “se dedicavam” (Atos 2.42 NVI, VFL). Algumas traduções expressam isso de maneira um pouco diferente: "perseveravam" (NAA) ou "continuavam firmes" (NTLH). A devoção deles não era somente do passado, mas um tipo de devoção contínua.

O que significa ser devoto? As definições do dicionário descrevem assim: "amor, lealdade ou entusiasmo por uma pessoa, atividade ou causa; ato de devotar ou qualidade de consagrado: forte amor, afeição ou dedicação".

A devoção é uma coisa boa e poderosa. Quando pensamos em devoção, muitas vezes pensamos em uma mãe ou pai dedicado, ou um cônjuge dedicado, ou um torcedor dedicado, ou alguém dedicado a uma empresa ou causa.

Gosto da história sobre Albert Einstein, que foi a um jantar uma noite. Um jovem estudante universitário estava sentado ao lado dele. O aluno não sabia quem era Einstein. No decorrer da conversa, o jovem aluno perguntou ao cientista de cabelos brancos: “Qual é a sua profissão?” Einstein respondeu: “Eu me dedico ao estudo da Física”. O aluno olhou para ele surpreso e disse: “Você estuda a Física na sua idade? Terminei meu estudo da Física há um ano". Há uma grande diferença em fazer um curso de Física e se dedicar ao estudo da Física. E como veremos, há uma diferença entre estudar o ensino dos apóstolos e ser dedicado ao ensino dos apóstolos.

Os primeiros cristãos em Atos 2 demonstraram a devoção a Cristo. Aqueles primeiros cristãos foram intencionais e disciplinados sobre o processo de serem seguidores devotos de Jesus Cristo. Eles eram firmes ou obstinados nesse propósito e então eles se dedicaram. Deus se agrada quando os discípulos de Jesus são devotados da mesma forma que os primeiros discípulos.

Vamos pensar sobre os eventos de Atos 2 que ocorreram bem no início da história do cristianismo. Jesus morreu durante a Páscoa judaica por volta do ano 33 d.C. Jesus ressuscitou no terceiro dia e então apareceu aos apóstolos e seus seguidores pelos próximos 40 dias. Dez dias depois que Jesus subiu de volta ao céu, o Espírito Santo desceu sobre os apóstolos no dia de Pentecostes e Pedro pregou o primeiro sermão do Evangelho. Três mil pessoas aceitaram o convite e foram imersas em Cristo e a igreja começou.

Quanto tempo passou entre Atos 2.41 e Atos 2.42? Provavelmente, pouco tempo. O que vemos em Atos 2.42 é seguramente um reflexo do que aconteceu imediatamente na vida da igreja primitiva ─ foi isso que aqueles primeiros cristãos fizeram ─ eles se dedicaram. Lembre-se de que Saulo de Tarso, melhor conhecido como o apóstolo Paulo, ainda não havia se tornado um perseguidor da igreja, o que mais tarde o levaria à conversão a Cristo.

Vamos agora voltar o foco para o primeiro item nas coisas às quais aqueles primeiros cristãos estavam continuamente se dedicando: o ensino dos apóstolos ou a doutrina dos apóstolos. Eles se dedicaram às verdades que os apóstolos estavam ensinando. Então, em outras palavras, os primeiros cristãos estudavam o Novo Testamento todos os dias, certo? Errado!

O Novo Testamento ainda não havia sido escrito. Portanto, se estivéssemos em 33 d.C, o primeiro livro do Novo Testamento não seria escrito por 15 anos ou mais. Muitos acreditam que Gálatas foi a primeira carta de Paulo e tinha sido escrita em 48 ou 49 d.C. O restante das cartas de Paulo provavelmente foram escritas nas décadas de 50 e 60 d.C. Os Evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas provavelmente foram escritos no final dos anos 50 ou início dos anos 60. O Evangelho e as cartas de João foram escritos nos anos 70-90, com o Apocalipse por volta de 95 d.C. Então, mesmo depois que esses documentos foram escritos, levaria séculos até que fossem canonizados e prontamente disponíveis para a igreja. Mas não seria até a invenção da imprensa em 1436 d.C., que a produção em massa e a circulação da Bíblia seriam possíveis. Você pode ver como somos abençoados hoje por ter a Bíblia tão acessível para nós – todos nós provavelmente temos muitas cópias impressas e temos fácil acesso a quantas cópias eletrônicas e traduções quisermos. Você pode imaginar como aqueles primeiros cristãos ficariam com inveja de nós se soubessem o que tínhamos?

Então, se aqueles primeiros cristãos não tinham cópias do Novo Testamento, a que ensinamento dos apóstolos eles eram tão devotados? O ensinamento dos apóstolos era a instrução que os apóstolos entregavam à igreja primitiva, ao se reunirem diariamente no pátio do templo e em suas casas. Os apóstolos eram o canal dos ensinamentos de Jesus e da vontade de Deus transmitida por meio do Espírito Santo.

É interessante para mim que a frase não é: “eles se dedicaram aos ensinamentos de Jesus”, mas sim: “eles se dedicaram aos ensinamentos dos apóstolos”. Na realidade, os ensinamentos dos apóstolos são os ensinamentos de Jesus, e muito mais. Na noite anterior à crucificação de Jesus, ele disse aos seus discípulos:

Tenho ainda muito que lhes dizer, mas vocês não o podem suportar agora. Mas quando o Espírito da verdade vier, ele os guiará a toda a verdade. Não falará de si mesmo; falará apenas o que ouvir, e lhes anunciará o que está por vir. Ele me glorificará, porque receberá do que é meu e o tornará conhecido a vocês. Tudo o que pertence ao Pai é meu. Por isso eu disse que o Espírito receberá do que é meu e o tornará conhecido a vocês. João 16.12-15 NVI.

Dizer que aqueles primeiros cristãos eram devotados ao ensino dos apóstolos indica que eles compreendiam a autoridade e a inspiração dos apóstolos. Eles entenderam que a igreja foi edificada sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, Efésios 2.20. Hoje, temos fácil acesso aos ensinamentos de Jesus e seus apóstolos por meio do Novo Testamento. O Novo Testamento é composto dos escritos dos apóstolos ou daqueles que estiveram intimamente associados aos apóstolos. O Evangelho de Mateus foi escrito por Mateus, que era um apóstolo. O Evangelho de Marcos foi escrito por Marcos, um discípulo associado ao apóstolo Pedro. O Evangelho de Lucas e Atos foram escritos por Lucas, um discípulo associado ao apóstolo Paulo. O Evangelho de João foi escrito por João, que era um apóstolo, que também escreveu as cartas de 1º, 2º e 3º João, e Apocalipse. O apóstolo Paulo escreveu a maior parte do restante do Novo Testamento (Romanos, 1 e 2 Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, 1 e 2 Tessalonicenses, 1 e 2 Timóteo, Tito, Filemom e provavelmente Hebreus). O apóstolo Pedro escreveu 1 e 2 Pedro. As cartas de Judas e Tiago foram escritas pelos meio-irmãos de Jesus e as cartas levam o nome deles. Todos os escritos desses homens contêm as verdades que Deus quis comunicar e preservar para o benefício da igreja.

Assim como aqueles primeiros cristãos, é nosso dever e honra receber o ensinamento dos apóstolos e nos dedicarmos a ele. Não é nosso trabalho julgá-lo ou escolher quais doutrinas gostamos ou não. É nosso trabalho crer nele e obedecê-lo.

Thomas Jefferson era fã da vida e da moral de Jesus, mas não era fã de nada milagroso ou sobrenatural. Então, usando uma navalha e um pouco de cola, Jefferson cortou e colou seu arranjo de versículos selecionados do Novo Testamento em sua “Bíblia” pessoal. Uma das “Bíblias” de Jefferson chamava-se: “A Filosofia de Jesus de Nazaré”, e foi concluída em 1804, mas não existem cópias hoje. Seu segundo trabalho, chamado: “A Vida e Moral de Jesus de Nazaré”, foi concluído em 1820 e é comumente referido como a “Bíblia Jefferson” e é propriedade do Museu Smithsonian. Poucas pessoas foram tão ousadas quanto Jefferson para criar sua própria Bíblia pessoal recortando e colando o que gostam e descartando o que não gostam, mas muitas pessoas exibem o mesmo tipo de atitude. Eles abordam a Bíblia como se fosse um bufê ─ e escolhem o que gostam e o que não gostam.

Já ouvi falar de gente do tipo "Palavras de Jesus na cor vermelha" ─ que gostam e seguem apenas os ensinamentos de Jesus e descartam todo o resto da Bíblia. Já ouvi outras pessoas dizerem que a Bíblia contém a Palavra de Deus, mas a Bíblia toda não é de Deus, então eles julgam quais partes da Bíblia eles acham que vêm de Deus. Outras pessoas mostram uma atitude de julgamento que diz: “Não posso acreditar em um Deus que ─ “criaria o homem antes da mulher", ou “destruiria Sodoma e Gomorra”, ou ainda “enviaria as pessoas para o inferno”.

Ouvi alguém dizer recentemente sobre as cartas de Paulo: “Bem, essas são apenas cartas que ele escreveu para outras pessoas e não têm nada a ver conosco”. O apóstolo Pedro referiu-se às cartas de Paulo como Escrituras, 2 Pedro 3.15-16, e Paulo instruiu que suas cartas fossem compartilhadas entre as igrejas porque continham as instruções de Deus, Colossenses 4.16. Outras pessoas não negam o que a Bíblia diz, mas apenas se desculpam por não segui-la.

Houve um pregador luterano que me levou para almoçar para discutir o que a igreja ensinava. Um dos membros de sua denominação estava namorando um dos nossos. Os namorados estavam estudando juntos e o religioso queria saber se o que meu irmão estava ensinando era o que acreditávamos. Ele descreveu o que o irmão estava ensinando e eu disse que é nisso que acreditamos e ensinamos. Ele então disse: “Claro, vocês estão certos sobre a palavra batismo que significa imersão, qualquer um que estuda a língua grega sabe que significa mergulhar ou imergir, mas somos luteranos e não fazemos dessa maneira”. Fiquei surpreso com a facilidade com que ele podia dizer: “Isso é o que a Bíblia diz e significa, mas vamos fazer isso de maneira diferente”.

Então, como podemos nos dedicar ao ensino dos apóstolos?

Podemos ler, estudar e obedecer aos ensinamentos dos apóstolos.

Podemos fazer o que Paulo disse a Timóteo para fazer:

  • Até a minha chegada, dedique-se à leitura pública da Escritura, à exortação e ao ensino” 1 Timóteo 4.13.
  • “E as palavras que me ouviu dizer na presença de muitas testemunhas, confie-as a homens fiéis que sejam também capazes de ensinar outros” 2 Timóteo 2.2.
  • “Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar e que maneja corretamente a palavra da verdade” 2 Timóteo 2.15.

Podemos fazer o que Pedro nos disse para fazer: "Como crianças recém-nascidas, desejem de coração o leite espiritual puro, para que por meio dele cresçam para a salvação, agora que provaram que o Senhor é bom" 1 Pedro 2.2-3.

Podemos fazer o que Paulo disse e colocar toda a armadura de Deus:

Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo. Assim, mantenham-se firmes, cingindo-se com o cinto da verdade, vestindo a couraça da justiça e tendo os pés calçados com a prontidão do evangelho da paz. Além disso, usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno. Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus. Efésios 6.13-17.

A Bíblia é tão importante para garantir nossa sobrevivência e vitória na batalha espiritual.

Podemos fazer o que Judas disse: "Amados, embora estivesse muito ansioso por lhes escrever acerca da salvação que compartilhamos, senti que era necessário escrever-lhes insistindo que batalhassem pela fé de uma vez por todas confiada aos santos" Judas 3. Existem muitos falsos mestres e falsos ensinamentos que podem nos desviar do caminho, então devemos estar alertas.

Podemos nos apegar ao verdadeiro Evangelho de Cristo como Paulo nos admoestou:

Admiro-me de que vocês estejam abandonando tão rapidamente aquele que os chamou pela graça de Cristo, para seguirem outro evangelho que, na realidade, não é o evangelho. O que ocorre é que algumas pessoas os estão perturbando, querendo perverter o evangelho de Cristo. Mas ainda que nós ou um anjo dos céus pregue um evangelho diferente daquele que lhes pregamos, que seja amaldiçoado! Como já dissemos, agora repito: Se alguém lhes anuncia um evangelho diferente daquele que já receberam, que seja amaldiçoado! Gálatas 1.6-9.

Podemos evitar de acrescentar algo à Palavra de Deus nem retiramos nada dela:

“Declaro a todos os que ouvem as palavras da profecia deste livro: Se alguém lhe acrescentar algo, Deus lhe acrescentará as pragas descritas neste livro. Se alguém tirar alguma palavra deste livro de profecia, Deus tirará dele a sua parte na árvore da vida e na cidade santa, que são descritas neste livro”. Apocalipse 22.18-19.

Esse é um final adequado para o livro de Apocalipse e o último livro da Bíblia. Não devemos acrescentar nada ou tirar nada da Palavra de Deus. Qualquer coisa que alguém diga sobre a Palavra de Deus não é igual à Palavra de Deus. O que a Palavra de Deus diz é a verdade, mas o que alguém diz sobre a Palavra de Deus pode ou não ser a verdade!

Espero que continuemos a praticar os princípios de voltar à Bíblia no esforço de restaurar o modelo divino:

  • “Nenhum credo além de Cristo, nenhum livro além da Bíblia.”
  • “Faça as coisas da Bíblia de acordo com a Bíblia; chame as coisas da Bíblia por nomes bíblicos.”
  • “Onde a Escritura fala, nós falamos; onde a Escritura está em silêncio, nós estamos em silêncio”.
  • “Em matéria de fé, a unidade; em matéria de opinião, a liberdade; em todas as coisas, o amor”.

Como seguidores de Cristo, amo como procuramos ter autoridade bíblica para tudo o que ensinamos e praticamos em nossas congregações e em nossas vidas.

Portanto, sejamos como a igreja primitiva e nos dediquemos ao ensino dos apóstolos.

  • Vamos acreditar nele.
  • Vamos insistir neste ensino e estar dispostos a morrer por isso.
  • Vamos colocá-lo em prática ─ não sendo apenas ouvintes, mas praticantes, Tiago 1.22.
  • Vamos compartilhá-lo com os outros, pois é a palavra da vida, uma luz para o nosso caminho e alimento para nossas almas. Este ensino pode nos proteger da destruição.

Pois a Palavra de Deus é uma das poucas coisas que durarão para sempre. Isaías 40.8 diz: "A relva murcha, e as flores caem, mas a palavra de nosso Deus permanece para sempre". Jesus disse: “Os céus e a terra passarão, mas as minhas palavras jamais passarão” Mateus 24.35. Pedro escreveu: "mas a palavra do Senhor permanece para sempre" 1 Pedro 1.25.

David é supervisor e evangelista no estado americano de Nova York. Este artigo foi traduzido e adaptado do site abiblecommentary.

··· Assine o site gratuitamente:


 

2 Comments

Comment 2023-06-05

Belo texto. Em Oseias 4:6 o profeta diz que povo se perde pela falta de conhecimento da Palavra de Deus. Lamentavelmente hoje há poucos devotos da Palavra de Deus, a leem esporadicamente, especialmente nas reuniões da igreja. Estudar, então, é uma parte ainda menor. Que artigos como este nos estimule a voltar com essa dedicação e perseverança.

Comment 2023-06-05

Complementando. Uma vez uma pessoa com quem estudei a Bíblia, me disse: “Hoje a noite temos a ceia do Senhor”. Era um sábado. Eu perguntei: “Ceia do Senhor no sábado? O que você aprendeu?” Ele: “eu sei que a Bíblia diz que é num domingo, mas chegou um pastor novo, e você sabe como é, eles querem deixar sua marca”. Eu: “Mas, e a Bíblia?” Resposta: “Eu sei que a Bíblia disse que é no domingo, mas pastor mudou”. Eu: “Entre o pastor e a Bíblia, você fica com a Palavra do pastor”. Ele fechou a cara, pediu para descer do carro, bravo. Ainda hoje continua no mesmo grupo sob as ordens do pastores. Uma pena.