É necessário eu ser batizado?

Vamos supor que o batismo não seja necessário para se tornar um cristão.

POR WEYLAN DEAVER ─ Jesus fez uma pergunta aos líderes judeus sobre a origem do batismo de João: foi do céu ou dos homens, Marcos 11.27-33? Eles se recusaram a responder, mas sabiam que se admitissem que era do céu, Jesus teria perguntado por que eles o rejeitaram.

Naquela época, Satanás fez com que os judeus rejeitassem o batismo, negando de onde ele vinha. Hoje, a maioria dos que afirmam acreditar na Bíblia admite de onde vem o batismo (ou seja, do Céu), mas negam que seja essencial para ser salvo. Um erro é melhor que o outro?

Para o propósito deste artigo, vamos admitir a suposição de quase todas as denominações que afirmam afinidade com Cristo. Em outras palavras, vamos supor que eles estejam corretos e que o batismo não seja necessário para se tornar um cristão. Que conclusões se seguiriam? (Nota: Por “batismo” queremos dizer “imersão”, que é o que a palavra grega significa.)

Primeiro, se o batismo não é necessário, então o batismo de Jesus não é um exemplo para nós. Ele viajou desde a Galileia até o rio Jordão com o propósito de ser batizado, Mateus 3.3. Foi depois que ele saiu da água que o Espírito Santo desceu sobre ele, e Deus reconheceu publicamente estar satisfeito com Jesus como seu “Filho amado” Lucas 3.21-22. É verdade que Jesus não foi batizado para o perdão dos pecados (o que ele não tinha). Mas, se até mesmo Jesus tivesse de ser batizado, por que algum de nós pensaria que deveríamos ser isentos? Foi opcional ou obrigatório que Jesus fosse batizado?

Segundo, se o batismo não for necessário, então podemos rejeitar o propósito de Deus impunemente. Quando os fariseus e os peritos judeus recusaram ser batizados por João, eles “rejeitaram o propósito de Deus para eles, não sendo batizados por João” Lucas 7.30. O “propósito” de Deus estava ligado à submissão dos homens ao batismo. Pense nisso. Não há um único exemplo de alguém que tenha abraçado os ensinamentos de João, ao mesmo tempo que rejeitou o batismo de João. Mas, hoje, existem milhões de pessoas que afirmam crer no evangelho, ao mesmo tempo que rejeitam que devem ser batizadas. O que mudou?

Terceiro, se o batismo não for necessário, então podemos separar o que Jesus uniu. Como ele disse, “Quem crer e for batizado será salvo” Marcos 16.16. Jesus liga fé, batismo e salvação – nessa ordem. Muitos anos depois, o homem aparece e muda completamente para isto: “Quem crê já está salvo, e pode/deve ser batizado”. Jesus é quem uniu a fé e o batismo (ambos precedendo a salvação). O homem é quem os separou e disse que a fé, por si só, leva à salvação, enquanto o batismo é deixado ao vento como algo não essencial. Se você acha que não há problema em reescrever as Escrituras para acomodar o ensino moderno, lembre-me de não ficar perto de você no Julgamento.

Quarto, se o batismo não for necessário, então Jesus falou errado. Ele disse: “Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito” João 3.5. Qualquer pessoa que deseje remover o batismo do “nascer da água” tem que subir uma colina íngreme. Se a frase: “se não”, significa alguma coisa, então Jesus afirmou que “nascer de” ambos os elementos precede a admissão no reino. Significa também que, sem “nascer da água”, você não entra no reino de Deus. Se Jesus considerava o batismo desnecessário, por que o declarou como um requisito? Ou (1) o batismo é necessário, ou (2) não é necessário estar no reino de Deus. Qual é?

Quinto, se o batismo é desnecessário, então Saulo de Tarso aprendeu o erro. Ananias lhe disse: “E agora, que está esperando? Levante-se, seja batizado e lave os seus pecados, invocando o nome dele” Atos 22.16. E foi Deus quem enviou Ananias a Saulo. Deus enviou um falso mestre? Deus enviou um professor confuso? Ananias entendeu errado? Claramente, de acordo com Ananias, os pecados não são purificados até chegar no batismo. Então, ou (1) o batismo é essencial para a salvação, ou (2) você pode ser salvo sem ter seus pecados purificados. O dogma moderno diz que seus pecados podem ser lavados sem batismo. Mas esse ensino vem de algum lugar fora da Bíblia. Você prefere viver pelo que as Escrituras realmente dizem, ou pelo que as religiões de hoje ensinam, ensino este que está em desacordo com a linguagem das Escrituras?

Sexto, se o batismo for desnecessário, então você poderá ser santificado e justificado sem ser lavado. Escrevendo aos antigos pagãos, Paulo disse que alguns deles costumavam ser adúlteros, homossexuais, ladrões, bêbados, etc. Ao se tornarem cristãos, eles tiveram que abandonar todo aquele pecado. Paulo escreveu: “Assim foram alguns de vocês. Mas vocês foram lavados, foram santificados, foram justificados no nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus” 1 Coríntios 6.11. O que veio primeiro: ser “lavado” ou ser “justificado”? Lembre-se, Ananias disse a Saulo: “seja batizado e lave os seus pecados”. O batismo é uma lavagem que resulta na purificação da alma por Deus. Que aqueles que negam a necessidade do batismo expliquem como Deus poderia considerar as pessoas como “justificadas” aos seus olhos, enquanto não havia lavagem para torná-las espiritualmente limpas. Desconsiderar o batismo é dizer que não é necessário ter os pecados purificados para ser salvo. Quem acredita nisso?

Sétimo, se o batismo for desnecessário, então há outro caminho para “entrar” no corpo espiritual de Cristo que nunca é mencionado. Observe: “Porque todos vocês que foram batizados em Cristo de Cristo se revestiram” Gálatas 3.27. Da mesma forma: “Ou vocês não sabem que todos nós, que fomos batizados em Cristo Jesus, fomos batizados em sua morte?” Romanos 6.3. Essas pessoas se uniram ao Senhor quando “entraram”. O caminho para “entrar” foi o batismo. Onde está o versículo que diz que alguém já acreditou para entrar em Cristo, ou se arrependeu para entrar em Cristo, ou orou para entrar em Cristo? Se algo disso for possível, deveria estar em algum lugar do Novo Testamento, pelo menos uma vez. Não está presente. As Escrituras são específicas que o caminho para “entrar” é através do batismo. Portanto, ou (1) o batismo é necessário para ser salvo, ou (2) “entrar” em Cristo não é necessário para ser salvo.

Oitavo, se o batismo é desnecessário, então Pedro exagerou. Fazendo uma analogia com o dilúvio de Noé, Pedro escreveu: “Aquela água é como a água do batismo que agora os salva. No batismo nós não tiramos a sujeira do corpo, mas pedimos a Deus por uma consciência limpa. E tudo isso é realizado mediante a ressurreição de Jesus Cristo” 1 Pedro 3.21 VFL. Ou o batismo “salva vocês” ou o batismo não salva vocês. O que Pedro afirmou? Você se sente à vontade para discordar da afirmação de Pedro? Todos nós entendemos que há várias coisas envolvidas em ser salvo. Porém, nada que “salve” pode ser classificado como desnecessário. E, de acordo com esse apóstolo, “o batismo (…) agora salva vocês”.

Nono, se o batismo for desnecessário, então você poderá deixar de ser sepultado com Cristo. Paulo disse: “Se dessa forma fomos unidos a ele na semelhança da sua morte, certamente o seremos também na semelhança da sua ressurreição” Romanos 6.4. Tornar-se cristão não é um processo incerto ou gradual. É um evento que acontece em um momento específico. É tudo uma questão de união com Cristo, e a união é efetuada no batismo. Esse evento – o batismo – é descrito como um sepultamento que identifica você com Jesus e sua própria morte. É o momento em que você acessa os benefícios da morte de Jesus. Sempre o batismo vem antes da “novidade de vida” porque é nesse evento que os pecados são lavados e a alma do ex-pecador é renovada. Acreditar que o batismo é desnecessário é desacreditar de Paulo.

Se você tem dificuldade em acreditar nesses versículos, será possível que você tenha bebido tanto tempo no poço do ensino moderno que o ensino de Deus soa estranho? Se for esse o caso, você tem uma escolha a fazer. O problema de acreditar no que Deus não disse é que, no final dos tempos, ainda teremos que comparecer diante de Deus para sermos julgados pelo que Jesus ensinou, João 12.48, e não pelo que as religiões de hoje ensinam. O mesmo plano que funcionou nos dias dos apóstolos funciona em nossos dias.

Quando ouviram isso, ficaram aflitos em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos outros apóstolos: “Irmãos, que faremos?” Pedro respondeu: “Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo”. Atos 2.37-38.

Weylan é mestre com uma congregação no estado americano do Texas.

··· Assine o site gratuitamente: