Preste atenção aos detalhes

O estudante da Palavra de Deus nunca pode tratar o texto bíblico de forma irresponsável.

Um artista que desenhava cenas bíblicas resolveu retratar o batismo de Jesus. Como muitos artistas, ele desenhou o Espírito Santo como uma pomba descendo do céu enquanto Jesus ainda estava na água ─ antes de seu batismo. Ele aparentemente deixou de ler todos os três relatos do Evangelho sobre o evento.

Depois de ser imerso, Jesus logo saiu da água. Então o céu se abriu, e Jesus viu o Espírito de Deus, descendo como pomba e pousando sobre ele. Mateus 3.16 EPr.

Talvez o artista possa ser perdoado com um apelo à licença artística. Mas um estudante sério da Palavra de Deus nunca pode tratar o texto bíblico de forma irresponsável. Desde estabelecer leituras textuais das línguas originais, até observar a estrutura de um livro ou passagem, observar o contexto adequado e respeitar a sequência de eventos, é importante prestar atenção aos detalhes.

Recentemente, li um escritor devocional denominacional que citou Atos 2.38 como seu texto para o dia. Para não deixar dúvidas, leia agora o texto:

Pedro respondeu: “Arrependam-se, e cada um de vocês seja imerso [em água] em nome de Jesus Cristo para perdão dos seus pecados. E receberão o dom do Espírito Santo” (tradução minha).

O autor devocional começou afirmando que o dom do Espírito Santo “é recebido após o arrependimento”. O batismo desapareceu milagrosamente entre a citação do versículo e seus comentários. O autor, imerso em sua doutrina denominacional, era cego para ver o lugar da imersão no plano de salvação de Deus. Para ele, era um complemento desnecessário que não precisava ser mencionado. Aos olhos de Deus, porém, é um “detalhe”, uma chave da obediência de cada pessoa que conduz à salvação.

Tais descuidados, erros e enganos são comuns no mundo religioso. Todo cuidado é pouco ao ler obras humanas ou assistir áudios e vídeos de terceiros!

Os cristãos também devem prestar atenção aos detalhes. Um irmão fala sobre como é errado levar até mesmo um clipe de papel do trabalho, pois seria roubo. Para alguns isso pode parecer exagero, mas ele entende que pegar o que não é dele é errado, não importa o valor do objeto.

Prestar atenção aos detalhes não significa abandonar a simplicidade do evangelho. Pelo contrário, significa valorizar a sua própria simplicidade que confere significado e importância a cada detalhe.

Jesus fez um argumento para a ressurreição dos mortos com base no tempo de um verbo, Mateus 22.32. Paulo viu Cristo cumprindo uma profecia por causa de um substantivo no singular em vez do plural, Gálatas 3.16. E na primeira história, Jesus disse que o que havia sido escrito por Moisés foi “o que Deus disse a vocês” ─ ao povo que ouvia Jesus! Mateus 22.31. Pelas Escrituras escritas séculos antes, Deus ainda falava com as pessoas – e ainda fala conosco hoje. Essa afirmação de Jesus acaba com a ideia daqueles que querem descartar a verdade da Bíblia dizendo que ela foi escrita há muito tempo para outros povos, e não para nós!

A Bíblia é simples o suficiente para ser entendida em uma única leitura. No entanto, seus ricos detalhes mantêm os mais estudiosos e os santos mais experientes maravilhados com sua perfeição e beleza em todos os detalhes. Independente da nossa experiência na Palavra de Deus, tratemo-na com todo o respeito.

As palavras de Javé são palavras puras. Elas são como prata purificada pelo fogo, como prata refinada sete vezes. Salmo 12.6 IEBR.

··· Assine o site gratuitamente:


 

2 Comments

Comment 2023-06-07

São os detalhes que fazem de uma obra um sucesso.

Eu não deixaria um médico não se importa com detalhes cuidar da minha saúde.

Da mesma forma, não deixaria que religiosos descuidados com a Palavra do Senhor tratassem do tema da salvação eterna da minha alma e da alma dos meus amados.

Obrigada, Randal.

Comment 2023-06-08

Excelentes exemplos! Obrigado.