O que temos em Cristo

Efésios 1.7: O centro e foco do parágrafo.

Nele temos a redenção por meio de seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus,
Efésios 1.7

Pense numa pessoa importante da sociedade que tem (1) posição, (2) poder e (3) posses. Tal pessoa se conduz com toda confiança—talvez até com arrogância. Não duvida da sua capacidade, dos seus recursos, da sua influência.

No âmbito espiritual, o cristão também tem posição, poder e posses. Ele os tem, não porque conquistou tudo isso na vida pelas seus esforços, mas porque Deus lhe deu como ato da sua mais pura graça. Assim, o cristão tem uma postura de humildade e de confiança. Em Cristo ele é o que é, tem o que tem e pode fazer o que faz por causa de quem Deus é, por causa do que Deus dá e por causa do que Deus está fazendo na sua vida e por meio dele.

Nos versos 3-12, o apóstolo Paulo utiliza uma das orações gramaticais mais extensas e complexas das Escrituras. Ele está empolgado com tudo que Deus nos deu em Cristo, v. 3. Fica empilhando frase em cima de frase, verdade após verdade, bênção sobre bênção. Este parágrafo é considerado como um quiasmo, onde ideias ou palavras são repetidas em forma espelhada, ou em ordem inversa. O v. 7 é considerado o centro e foco da estrutura. Este verso expressa a essência da obra de Deus por nós.

A maior obra é interna, o perdão dos pecados. Deus pode não mudar nossas circunstâncias materiais e sociais. Mas, quando entramos em Cristo pela imersão na água, ele muda de imediato nossa situação espiritual—ficamos livres do controle do Maligno e da condenação que trazem as nossas escolhas pelo mal.

Obrigado, Senhor, pelo resgate maravilhoso em Jesus! Que eu viva para falar dele. Que eu tenha toda confiança nele.

··· Assine o site gratuitamente: