Adoração pura, igreja pura

João 4.23-24: Pura pela doutrina bíblica.

No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura. Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade. João 4.23-24.

No X (antigo Twitter), o chamado para um artigo evangélico afirmou: “Se você quer uma igreja pura, você tem de ter uma adoração pura”. A frase é corretíssima. Só que serve para condenar as denominações—quem afirma se condena com a própria boca—pois não adoram em espírito e em verdade.

O modelo da adoração aceitável a Deus é revelado no Novo Testamento: orações em nome de Jesus Cristo, leituras e ensino da Palavra de Deus, a ceia do Senhor sempre no primeiro dia da semana, a coleta para os santos, também no primeiro dia, e hinos cantados para adorar ao Senhor e instruir uns aos outros.

A adoração impura acrescenta outros elementos não autorizados pelo Senhor: instrumentos de música, dança e teatro, com seus efeitos especiais, falsa doutrina sobre a salvação, teologias, tradições e liturgias com calendários anuais, rituais e a exaltação de líderes humanos, 1 Coríntios 4.6. A lista é quase interminável.

A discussão de Jesus com a mulher samaritana girava em torno do local correto para adorar a Deus, ou Jerusalém ou no monte Gerazim. Até hoje, são criados locais especiais, sedes, templos e santuários onde as pessoas são induzidas a adorar a Deus e idolatrar o homem.

A igreja pura de Jesus Cristo tem a adoração pura que segue o modelo estabelecido pelo Senhor no Novo Testamento.

Senhor Deus, que todos obedeçam ao teu ensino sobre a pureza da doutrina bíblica. Em Jesus, amém.

··· Assine o site gratuitamente: