O narcisismo e sua solução

Comentário sobre texto de irmão em Cristo.

Na obra: “O buscador”, o irmão Lindsey Garmon, obreiro no estado americano de Washington, identifica e descreve os vários movimentos e filosofias do mundo de hoje. Ele chega a falar sobre o narcisismo:

*****

Quando qualquer sociedade é influenciada pelas forças do secularismo, humanismo e pluralismo, com certeza haverá um aumento no espírito do narcisismo. Nossa palavra em português: “narcisismo”, está enraizada em uma história da mitologia grega.

Narciso era o belo jovem da lenda grega que se contentava em sentar e olhar incessantemente para seu próprio reflexo em uma piscina. Diariamente ele estava focado em si mesmo. Com base nessa história, você consegue adivinhar o significado da palavra “narcisismo”?

O narcisismo significa amor próprio excessivo e autogratificação. É uma maneira de pensar e viver caracterizada por um senso inflado de auto-importância que pode levar à falta de consideração pelos outros. Ele descreve uma tendência na cultura moderna para os indivíduos serem egocêntricos, auto-absorvidos e auto-obcecados. Equivale a “auto-adoração”.

A filosofia da Nova Era ensina a ideia de que você é seu próprio deus e que deve procurar profundamente dentro de si mesmo o significado e o poder da vida. É a ideia de que cada ser humano tem o direito e o poder de controlar e dominar sua própria vida. A autodescoberta, a autorrealização, a autorrealização e a autogratificação são os principais objetivos da vida.

Esse modo de pensar e viver promoveu insidiosamente um espírito que resulta na preocupação com os próprios confortos, prazeres e direitos. Enquanto procuramos o número 1, tendemos a nos tornar arrogantes, rudes e insensíveis. Religiosamente, procuramos uma igreja que “atenda as minhas necessidades” e “me ajude a me sentir bem comigo mesmo”. Essa fixação em si mesmo minou muitos casamentos e destruiu muitos lares.

*****

Na lista dos pecados em 2 Timóteo 3.2, o apóstolo Paulo começa assim: “Porque as pessoas só amarão a si mesmas e ao dinheiro” (NVT). Várias versões vertem o primeiro termo apropriadamente como “egoístas”. É uma coisa pensar nas próprias necessidades; é outra viver fixado em si próprio. Mas, como o autor mencionou acima, o narcisismo não é hoje. Existe desde os tempos antigos. Percebe sua presença nas palavras bombásticas de Lameque às suas mulheres, Gênesis 4.23-24.

A NVI traduz em vários lugares a palavra grega eritheia como “ambição egoísta” Filipenses 1.17; 2.3; Tiago 3.14, 16; e como “egoísta” em Romanos 2.8. (A NVI a traduz como “divisões” em 1 Coríntios 12.20, mas é vertido como “egoísmo” pelas versões NAA, VFL, NTLH, NVT, e como “ambição egoísta” pela A21.)

Segundo o léxico grego BDAG, o termo grego foi “encontrado antes dos tempos do NT apenas em Aristóteles, Polit. 5, 3 p. 1302b, 4; 1303a, 14, onde denota uma busca egoísta de cargo político por meios injustos”. Chegou a ser utilizado para a preocupação excessiva de qualquer um com a própria pessoa e, por extensão, para as intrigas e a rivalidade que tal amor próprio provoca entre as pessoas.

Seja o amor próprio excessivo ou não, Jesus chama cada um de nós a negar a si próprio, morrer para si mesmo, a fim de segui-lo. Seguir Jesus é a solução do narcisismo e de todo o egoísmo humano. Seguir Jesus é a solução de todos os problemas humanos, começando pelo pecado que nos separa de Deus e nos condena à separação eterna.

Você segue Jesus? Ele é seu Senhor e Salvador? Esta é a pergunta mais importante de todas.

Então Jesus disse aos seus discípulos: “Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem perder a sua vida por minha causa, a encontrará. Pois, que adiantará ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou, o que o homem poderá dar em troca de sua alma? Pois o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos, e então recompensará a cada um de acordo com o que tenha feito. Mateus 16.24-27.

··· Assine o site gratuitamente:


 

One Comment

Comment 2023-11-25

Reflexão importante.

Autoavaliação.

É necessário que Ele cresça a eu diminua.

Obrigada, Randal