Chegamos há algumas semanas nos EUA. Aqui, ontem foi o Dia de Ação de Graças, um dos maiores feriados americanos. Estamos aproveitando o dia em família. Na semana passada, todos os filhos e suas famílias se reuniram para um momento especial (ver foto acima). Desfrutamos de boa comida, descanso e passeio juntos.
Ao mesmo tempo, pertenço à classe de pessoas que consideram todos os dias iguais, Romanos 14.5. Por mais que aprecie a história por trás do feriado americano e por mais que aproveite todas as vantagens, tenho trabalhado para fazer de cada dia um dia de agradecimento.
“Por isso, não ficarei calado, mas cantarei louvores a ti. Ó Senhor, tu és o meu Deus; eu te darei graças para sempre” Salmo 30.12 NTLH.
“Nós te louvaremos o dia todo; nós te somos gratos para sempre” Salmo 44.8.
“Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus” 1 Tessalonicenses 5.18 NVI.
A falta de gratidão foi uma das principais razões para a queda de Israel no deserto. Entre os pecados de Israel, disse Paulo, estava a reclamação. “E não se queixem, como alguns deles se queixaram — e foram mortos pelo anjo destruidor” 1 Coríntios 10.10. Deus os salvou e cuidou deles, mas eles se esqueceram de Deus, Salmo 106.
Os pecados de Israel, e os nossos, podem ser agrupados nos 4 I’s: idolatria, imoralidade, injustiça e ingratidão. A ingratidão parece uma coisa pequena comparada aos outros pecados, mas não é. (Ver Lucas 6.35; 2 Timóteo 3.2ss.) A gratidão está no cerne da submissão à vontade de Deus.
O exercício diário de contar as bênçãos nos salva da insatisfação, do ressentimento, da amargura e da cobiça. Alimenta a alegria, o contentamento e a satisfação. Hoje, entre as coisas pelas quais sou grato estão:
- a oportunidade de escrever e publicar artigos na internet aqui em cristaos.org;
- nossos leitores que interagem conosco através de diversos canais e nos incentivam com seus comentários;
- nossos parceiros de oração e apoio que tornam possível este projeto, assim como muitos outros;
- o privilégio de participar da obra de Deus para salvar os perdidos e edificar os santos.
A vida em Cristo significa que cada dia é de ação de graças. Pois o Senhor nos abençoa continuamente. Suas misericórdias se renovam a cada manhã. Diariamente ele nos purifica do pecado e nos fortalece para o nosso serviço a Deus.
Temos que agradecer ao Deus amoroso e poderoso. Quando lhe agradecemos, ele é glorificado.
“Pois este serviço sagrado que estão prestando, não só suprirá a necessidade daqueles que pertencem ao povo de Deus, como também vai resultar em muitas ações de agradecimento a Deus. Esta ajuda que vocês estão dando é prova da sua fé. Eles vão louvar a Deus por causa disso e porque vocês seguem as Boas Novas de Cristo na qual dizem ter fé. Eles também vão louvar a Deus pela liberalidade com que vocês contribuem para com eles e para com todos os homens” 2 Coríntios 9.12-13 VFL.