Teólogos discutem as várias facetas da vontade de Deus e sua relação com a soberania divina. Nosso interesse aqui está no que Deus quer realizar em toda a sua obra. Ele fez, faz e ainda fará muitas coisas, e tudo segue seu objetivo principal: salvar o ser humano.
Jesus expressou a vontade de Deus assim, em João 6.40:
Porque a vontade de meu Pai é que todo aquele que olhar para o Filho e nele crer tenha a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia (NVI).
Em seu livro: Christianity for beginners, o irmão Mike Mazzalongo faz várias observações sobre o texto acima, as quais encontram-se ampliadas abaixo.
Primeiro, Jesus declara qual é a vontade do Pai celestial. Não é mistério. Ao longo do seu ministério e dentro do Novo Testamento, ele declara de muitas maneiras e em muitos termos. “A vida não é apenas um monte de eventos aleatórios que terminam em morte física”, escreveu Mike. Deus trabalha no mundo para conduzir as pessoas para a vida eterna.
Segundo, Deus tem uma exigência, ou condição, para que sua vontade seja realizada em cada pessoa. Esta exigência tem duas partes explicadas aqui, que abrangem muito mais atitudes da nossa parte.
Terceiro, sua vontade é para que tenhamos a vida eterna. Esta vida tem quantidade e qualidade, pois constitui conhecer Deus e Jesus, João 17.3. “Vida eterna” descreve a natureza da vida em comunhão com Deus.
Quarto, é o próprio Jesus que dará esta vida, e não nenhum outro. Umas versões tornam enfática a frase de Jesus: “Eu mesmo o ressuscitarei”. Jesus logo declarará: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida” João 14.6.
Jesus menciona duas condições para ter a vida eterna: ver e crer.
Por ver Jesus quer dizer enxergar com os olhos da fé. Nem todos os que viam Jesus naquele momento, fisicamente, receberam a vida eterna. “O homem não pode ver a Deus e viver, mas pode ver o Filho, e se seguir essa visão com fé sincera, Jesus o tirará da sepultura para entrar na vida eterna” (Zerr).
Quinto, Jesus deixa claro que haverá o “último dia”, isto é, haverá um fim para o tempo como nós o conhecemos. Houve o começo do tempo: “No princípio” Gênesis 1.1. Deus também decretou que haverá o fim do(s) tempo(s).
Damos graças por ter recebido tão maravilhosa revelação da vontade de Deus. Façamos tudo para receber a vida eterna em Cristo.