Glorie-se nisto

O principal uso das Escrituras é este.

Este é o quarto texto da primeira lição sobre as Escrituras como nosso poder e autoridade. Faça pessoalmente o curso conosco: “Conheça a Deus”.

Escreva na ficha: Jeremias 9.23-24 — RELACIONAMENTO

Assim diz o SENHOR: “Que o sábio não se orgulhe em sua sabedoria, nem o forte em sua força, nem o rico na sua riqueza. Se alguém quiser se orgulhar de alguma coisa, que se orgulhe de me conhecer e entender que eu sou o SENHOR. Eu sou aquele que cumpre com as suas promessas. Eu sou aquele que julga com retidão e espalha a justiça pela terra. Estas são as coisas que me agradam. Eu, o SENHOR, falei”.

Os profetas do Antigo Testamento eram porta-vozes de Deus, enviados por ele para chamar o povo de Israel de volta ao caminho. Eles condenavam o pecado e mostravam o caminho que deviam seguir. Insistiam na necessidade do arrependimento. Jeremias era um dos profetas.

O propósito da revelação de Deus é para que tenhamos um relacionamento com o Senhor, o qual é mais importante do que qualquer outra coisa.

Ninguém quer ser um joão-ninguém. Buscamos algo para nos dar importância, para nos dar valor como seres humanos.

Deus fala ao homem para este abandonar seus falsos valores, a fim de que encontre seu valor no conhecimento do Criador. A passagem começa e termina com declarações de que é Deus falando ao povo: “Assim diz o Senhor (…) declara o Senhor”.

Gloriar-se significa que o homem encontra seu valor como ser humano, muitas vezes, em algo exterior a si mesmo. Alguns buscam o conhecimento e a inteligência, outros o poder (de qualquer tipo: físico, político, militar, etc.), ainda outros, a riqueza. Mas estes não são suficientes, pois podem ser perdidos ou diminuídos.

A única coisa que pode dar o verdadeiro valor ao homem é um relacionamento com Deus. E para conhecê-lo, Deu fala e se revela.

De todos os usos das Escrituras, o principal é para conhecer a Deus. Vamos buscar por meio delas o relacionamento com ele.

Veja os outros textos nessa série: Conheça a Deus.

··· Assine o site gratuitamente: