O Senhor protege o conhecimento

Provérbios 22.12: Como ele faz isso?

Os olhos do Senhor protegem o conhecimento, mas ele frustra as palavras dos infiéis. Provérbios 22.12

Preservamos o que nos é mais precioso. Deus também o faz. A NTLH verte “conhecimento” como “verdade”. Dessa maneira, qualifica a natureza do conhecimento.

A disponibilidade do conhecimento. A IEB verte a primeira frase assim: “O Sempre-Presente protege o conhecimento de ser perdido”. Apesar da corrupção humana, a religião desviada e as mentiras do diabo que correm soltas no mundo, Deus faz com que o conhecimento esteja disponível para quem quer encontrá-lo. Isso inclui a preservação dos escritos sagrados, sua transmissão ao longo dos séculos e sua tradução em línguas que as pessoas podem entender. “Quem busca, encontrará”.

A pessoa do conhecimento. Assim entende a NVT. O contexto do capítulo sugere a proteção dos justos. “Os versículos 3, 7, 12, 13, 21, 26 contrastam os ímpios que são transitórios e destinados a serem derrubados com os justos que estão estabelecidos e inabaláveis” (AsburyBC).

A afirmação lembra que o Senhor é soberano e onisciente (“olhos”). Mesmo quando parece que o conhecimento está perdido, ou que está perdendo espaço no mundo, o Senhor não abandonou aquele que por ele vive.

A divulgação do conhecimento. O Senhor colocou Israel no mundo para ser luz para as nações. Agora que Jesus veio, a igreja é a luz do mundo, enviada para os quatro cantos para anunciar o salvação. O Senhor está em toda parte para garantir que o evangelho chegue a todos, Mateus 28.20.

Olhe para nós, Senhor, para que vivamos no conhecimento e sejamos seus portadores.


O irmão Jair Louzada publicou este texto hoje, no grupo: “Mensagens edificantes”, no WhatsApp, na versão NTLH, e inspirou esta meditação.

··· Assine o site gratuitamente: