A soma é verdade

Salmo 119.160: O ser humano não é juiz.

A soma da tua Palavra é a verdade. E cada uma das tuas decisões é sempre justa. Salmo 119.160 IEB

A nota de rodapé da International English Bible, uma excelente versão traduzida por irmãos nossos, comenta o texto acima: “Todo o corpo da revelação de Deus é verdade—desde as primeiras palavras de Gênesis até as últimas palavras de Apocalipse”.

O termo hebraico é literalmente “cabeça” e, neste contexto, significa soma, a totalidade. NVT traduz como “própria essência”, NVI semelhante. (A tradução da CNBB: “resumo”, não é feliz.)

Este salmo “se exalta na lei como a comunicação da verdade de Deus com respeito à doutrina e ética. A lei não é apenas uma referência à legislação ou ao Pentateuco, mas de forma bem abrangente inclui tudo que Deus revelou acerca do seu caráter e propósitos, e o que ele queria que o ser humano fosse e fizesse” (CBNVI 880).

Ou toda a Bíblia é a verdade e assim digna de confiança, ou ela não merece nada da nossa confiança. Toda ela vem de Deus e portanto é totalmente verdade. Deus não mente, ele é luz pura, e sua palavra tem o mesmo caráter.

O ser humano não pode se posicionar como juiz para estabelecer se esta ou aquela parte da Bíblia é verdade. A Bíblia é nosso juiz, João 12.48; nós não temos direito de nos colocar acima dela para determinar as partes que, para nós, são verdade. Dessa maneira, a Bíblia é a verdade e não apenas contém a verdade.

O divino Jesus, que tinha todo conhecimento e toda autoridade, afirmou ao Pai: “a tua palavra é a verdade” João 17.17. Podemos e devemos afirmar o mesmo.

Fico tranquilo, Senhor Deus, ao saber que posso confiar em toda a Bíblia, como sua palavra. Ajude-me a vivê-la. Em Cristo, Amém.

··· Assine o site gratuitamente: