A essência do cristianismo

A verdade central: o cristianismo é um relacionamento com Deus.

Nota: O artigo abaixo foi editorial da revista Edificação, no ano de 2009. (NS n.º 7). É reproduzido abaixo com pequenas modificações e atualizações. O tema da edição foi: "Andando com Deus".

Muitos termos e figuras das Escrituras apontam a verdade central: o cristianismo é, acima de tudo, um relacionamento com Deus. Mesmo nos poucos textos que falam da Fé cristã como uma religião ─ e ela o é, sem dúvida nenhuma ─ Deus ainda é identificado como Pai, Tiago 1.26-27.

A cruz de Cristo nos coloca na presença de Deus. "Pois também Cristo sofreu pelos pecados uma vez por todas, o justo pelos injustos, para conduzir-nos a Deus" 1Pedro 3.18 NVI. O propósito do sofrimento de Cristo foi o de nos restaurar a um relacionamento com Deus.

Deus sempre desejou um relacionamento com seu povo. O que se diz sobre o rei de Israel aplica-se a todos: "e lhe deste a alegria da tua presença" Salmo 21.6b. Conhecer a Deus, disse Jeremias, devia ser nosso motivo de glória, Jeremias 9.23-24. "A intimidade de Javé é para aqueles que o temem, e sua aliança lhes dá a conhecer" Salmo 25.14 NBP (tb. ARA).

Alguns querem fazer do cristianismo uma experiência interior emocional, desligada da vontade de Deus e da prática da fé, como reveladas no Novo Testamento. Assim, deturpam a natureza desse relacionamento e desagradam ao Senhor. Mas nem por isso devemos negar que a essência da fé é o relacionamento com ele. A Bíblia testifica a respeito do Deus em busca da humanidade perdida, em seu desejo de amar, abençoar e desfrutar as suas criaturas que escolhem servi-lo.

Por isso, nesta edição falamos desse relacionamento sob a figura de uma caminhada. O andar com Deus é uma linguagem comum e rica nas Escrituras. Que possamos apreciar nossa posição perante o Senhor por meio dessa figura e pelos artigos a seguir.


Como podemos estabelecer um relacionamento com Deus e andar com ele? Como aplicar o sacrifício de Cristo à nossa vida? Por obedecer de coração a forma de doutrina que nos foi entregue, dentro do Novo Testamento, ver Romanos 6.17. Assim, somos libertados do pecado, para nos tornar servos, ou escravos, da justiça, v. 18.

Quando estivermos dispostos a perder tudo para ganhar Cristo, assim conheceremos ao Senhor, Filipenses 3.8 VFL: "considero tudo como perda por causa da grandeza que é conhecer Cristo Jesus, meu Senhor. Por causa dele eu perdi todas as coisas e as considero lixo, para que eu possa ganhar a Cristo". E João anunciou um teste simples: "Sabemos que o conhecemos, se obedecemos aos seus mandamentos" 1 João 2.3.

Você, meu amigo, pode conhecer Deus e andar com ele. O que está disposto a fazer para conhecê-lo e ter comunhão com ele?

Deus nos usa para espalhar em todo lugar o doce cheiro de conhecê-lo. 2 Coríntios 2.14 IEBt.

··· Assine o site gratuitamente: