A atividade de Deus

Aprendemos muito sobre o Altíssimo pelas suas atividades e tratos com os homens.

POR WALTER SWAIN ─ Podemos aprender muito sobre o Altíssimo pelas suas atividades e tratos com os homens na terra no decorrer da história. Neste sentido, há quatro áreas principais em que Deus tem trabalhado com o homem.

(1) Como criador e sustentador do universo. A Bíblia declara que Jeová criou o universo e tudo nele contido, inclusivo o homem, Gn 1.26-27, Sl 33.6-11, Pv 8.22-31, Is 45.18. Ele também o sustém ou “segura” Hb 1.3, Cl 1.17. Seu grande poder e onisciência são vistos nestes atos, pois “o céu manifesta a glória de Deus, e o firmamento proclama a obra das suas mãos” Sl 19.1.

(2) Como quem faz alianças e dá leis, Dt 4.1-2. Deus faz alianças com os homens, Êx 34.10. Ele estabelece os termos e se obriga voluntariamente numa aliança, com a condição que o homem observe a sua parte da Aliança, Dt 7.9. Como quem dá leis, Deus revela sua vontade aos homens, Dt 8.11.

Como legislador, Deus estabeleceu ambas as leis elementais (tais como a gravidade, ciclos do tempo, termodinâmica etc.) e as leis de decreto positivo (tais como a Lei de Moisés e a Lei de Cristo). Deus sempre tem esperado que o homem obedeça às suas leis que se aplicam a este conforme a sua época, Mt 7.21-22, Rm 2.12-16. [Ver o livro: As alianças de Deus, do editor.]

(3) Deus como o redentor de uma humanidade caída e pecaminosa, Jo 3.16. Outras Escrituras que mostram Deus como nosso Salvador são 2Co 5.19, Ef 1.3-14, 3.1-13, Tt 3.5, Sl 103-106. O grande amor de Deus pelo homem o tem levado de suprir, pela sua graça, a salvação do homem e o lar eterno no céu. Esta foi realizada por meio de Jesus Cristo e sua morte sacrificial na cruz, 2Pe 3.9.

(4) Como Senhor soberano da história. Jeová se preocupa com quem reina na história. Como criador e sustentador de todas as coisas, ele tem o direito de reinar sobre o homem, Ef 1.1, 1Cr 29.11, Sl 115.3, Is 45.9, Rm 9.14-24, 11.36, 1Tm 6.15. Pela sua providência, Deus trabalha hoje no mundo por meio do universo e suas leis, para cumprir seus propósitos. Ainda deixando o homem sua própria escolha na questão da salvação. As leis naturais não são ab-rogadas pela providência de Deus, pois ele trabalha por meio delas. (A vida de José é um exemplo desta obra providencial de Deus.) Não sabemos como nem quando Deus trabalha desta forma, mas mais tarde nós, como José, descobriremos.

Este texto foi extraído do livro: A essência da fé, ainda a ser publicada pelo Projeto Alcance. Assine este site para saber de todos os lançamentos. Walter trabalhou no evangelho por 40 anos e ainda continuou ensinando na Índia duas vezes por ano.

··· Assine o site gratuitamente: