Deus nos preparou para este propósito

Em todo lugar nas Escrituras, Deus toma a iniciativa.

Pois, enquanto estamos nesta casa, gememos e nos angustiamos, porque não queremos ser despidos, mas revestidos da nossa habitação celestial, para que aquilo que é mortal seja absorvido pela vida. Foi Deus que nos preparou para esse propósito, dando-nos o Espírito como garantia do que está por vir.
2 Coríntios 5.4-5

  1. Depois da sua estada na cidade de Corinto para pregar pela primeira vez a Boa Nova, o apóstolo Paulo fez várias visitas à jovem congregação e escreveu várias cartas aos discípulos. O que chamamos de 2 Coríntios era provavelmente sua quarta carta a eles. Pelo conteúdo das duas cartas endereçadas a Corinto, seria possível concluir que é a congregação mais problemática de todas. Nesta carta, Paulo abre seu coração e mostra seus sentimentos, não somente sobre os coríntios mas sobre seu trabalho como mensageiro de Deus.
  2. Deus é “o que é, o que era e o que há de vir” Apocalipse 1.8. Assim, ele trabalha o passado, o presente e o futuro. Tudo será resolvido no porvir. Temos o Espírito Santo como garantia do que Deus preparou no passado. O verbo preparar (grego: katergazomai) significa “fazer, agir, produzir mediante trabalho,: conseguir, preparar, executar, fazer acontecer, causar” (DGNT). Neste texto, “refere-se à nova criação que tem acontecido no batismo” (TDNT III, 635).
  3. Aqui, casa representa o corpo humano. Na nossa existência física, “gememos e nos angustiamos”. Este mundo está cheio de aflições. Toda a existência humana na terra, inclusive o mundo material, sofre da Queda. (A Queda se refere ao primeiro pecado de Adão e Eva e os efeitos decorridos dele.) O pecado entrou no mundo e afetou tudo e todos.
  4. Nesta casa, diz Paulo, gememos e nos angustiamos, dois verbos fortes para a nossa experiência no Espírito. O segundo é, literalmente, “pesar, sobrecarregar” (GD). Tais emoções são “uma expressão divinamente determinada da nossa ainda imperfeita existência, expressão esta que é da esperança” (TDNT I, 560). Nossa vida aqui não é, de longe, “só alegria”, como dizem alguns. Pois nos aguarda no Além a vida plena e perfeita. Até recebê-la passaremos por muitas provações e aflições.
  5. Estado vergonhoso de ser é estar despidos. O Antigo Testamento mostra a vergonha da nudez, a partir de Adão e Eva. Paulo utiliza a ideia desta vergonha como figura de linguagem para falar da necessidade do nosso espírito ter alguma roupagem. O grande desejo é para ser revestido da habitação celestial, isto é, de receber a transformação do corpo em realidade espiritual.
  6. O que temos hoje em termos materiais é mortal. Graças ao Senhor, a nossa mortalidade será absorvida pela vida eterna que Deus dá. O termo é literalmente beber, engolir (NVT), devorar, destruir. O que é mortal cederá lugar à vida que nunca será atingida ou corrompida.
  7. Em todo lugar nas Escrituras, Deus toma a iniciativa. Foi Deus que nos preparou. Pelo tempo do verbo, o aoristo, que aponta um momento específico, alguns concluem que Paulo faz aqui referência ao batismo. A obra é de Deus. É ele quem dá o seu Espírito Santo ao seu povo. Não é um processo impessoal ou do destino, mas é o Criador e Realizador que determinará o desfecho.
  8. O que “está por vir” é o que mais nos interessa. Os cristãos possuem uma garantia do futuro. A garantia é o Espírito Santo. Temos na Palavra de Deus a promessa da sua habitação. “Vocês não sabem que são santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês?” 1 Coríntios 3.16; Romanos 8.11; 2 Timóteo 1.14.
  9. Como pode o Espírito Santo servir para nós hoje como garantia do que está por vir, se não podemos vê-lo nem ouvi-lo? Vemos os efeitos da sua presença na nossa vida, João 3.8. Percebemos que ele nos dá vida onde somente havia morte, dá-nos forças para vencer a tentação e o pecado e reproduz em nós o seu fruto, as virtudes do Senhor Jesus Cristo. A evidência do Espírito está na mudança de vida e não em sons ou barulhos estranhos que se atribui a ele.
  10. Citação: “Gememos pelo corpo espiritual e imortal, Romanos 8.22-23; 1 Coríntios 15.52-54. Este é o gemido descrito em Romanos 8.22-23 e o texto ajuda a explicar Romanos 8” (ESB).
  11. Reflita: Em quais dos tempos—passado, presente ou futuro—eu mais vivo?

O texto acima foi extraído do livro: Propósitos. Você pode adquiri-lo do Projeto Alcance.

··· Assine o site gratuitamente: