As 10 atitudes mais importantes

Você concorda com esta lista? O que faria de diferente?

Perguntei à inteligência artificial, que busca informações em sites pela internet, quais as 10 atitudes mais importantes ensinadas na Bíblia. De imediato, tive que editar a lista, pois o software deixou de distinguir entre a aliança de Moisés e a de Cristo. Talvez porque muitas religiões não sabem fazer isso!

Veja a lista abaixo, editei apenas o número 9, substituindo os mandamentos de Cristo pelos 10 mandamentos do Antigo Testamento:

  1. Ter fé: Acreditar em Deus e em suas promessas.
  2. Perdoar: Oferecer o perdão para aqueles que nos ofenderam.
  3. Ter esperança: Acreditar que Deus tem um plano para nossas vidas e que tudo dará certo no final.
  4. Ter bondade: Ser gentil e compassivo com os outros.
  5. Mostrar generosidade: Compartilhar nossos recursos e ajudar os necessitados.
  6. Servir: Buscar servir aos outros de maneira desinteressada.
  7. Reconhecer um falso profeta: Estar atento aos falsos mestres e líderes religiosos dissimulados.
  8. Amar ao próximo: Amar e ajudar as outras pessoas, sabendo que Deus vê e recompensará.
  9. Guardar os mandamentos de Cristo: Obedecer aos mandamentos de Deus para saber o que fazer e como viver para ser feliz.
  10. Buscar a sabedoria: Pedir a Deus sabedoria e discernimento para tomar as melhores decisões.

Antes de convidar a avaliação do prezado leitor, já identifiquei uma das atitudes mais importantes que foi omitida da lista: a de ensinar às pessoas sobre como receber o perdão de Deus. A lista incluiu o nosso perdão aos outros, mas nada sobre o perdão divino, que permite voltar à sua presença e ter a vida eterna. Não há bem maior que podemos fazer para as pessoas do que comunicar-lhes este conhecimento.

Agora, algumas perguntas para ajudar você avaliar a lista acima:

  • Parece não haver na lista nenhuma ordem de importância. Você faria uma ordem diferente do que aquela que consta acima?
  • A oração e a leitura bíblica deveriam fazer parte da lista? Pode chamar estas atividades de atitudes?
  • Por falar nisso, como você define o que é uma atitude? Como isso faz diferença na seleção dos itens da lista?
  • A NVI usa a palavra “atitude” apenas quatro vezes no Novo Testamento. Como é que estes textos afetam nossa compreensão do conceito?

Para ajudar você distinguir entre as duas alianças, ver o livro: As alianças de Deus. E para mais atitudes, ver o livro: 52 ações do discípulo de Cristo. Ver na lista dos Livros Alcance.

··· Assine o site gratuitamente: