Casamento, divórcio e recasamento

Todos podemos entender estes textos bíblicos.

POR HUGH FULFORD ─ Em seu Sermão da Montanha, Cristo declarou:

—E também foi dito: “Se alguém se separar de sua esposa deve dar-lhe uma certidão de divórcio”. Eu, porém, lhes digo que qualquer um que se divorciar de sua esposa sem que ela seja culpada de imoralidade sexual [atos sexuais pecaminosos, ou “fornicação” em algumas versões], estará fazendo com que ela cometa adultério. E quem se casar com ela também estará cometendo adultério. Mateus 5.31-32 VFL.

Mais tarde, nosso Senhor afirmou: “Eu, certamente, lhes digo: Se um homem se divorciar de sua esposa sem ser por motivo de imoralidade sexual [atos sexuais pecaminosos, ou “fornicação” em algumas versões] e se casar com outra mulher, estará cometendo adultério” Mateus 19.9.

Com base nestas duas passagens (e numa série de outras que abordam este assunto sério), aprendemos que quando duas pessoas se casam, depois, divorciam-se por qualquer razão que não seja fornicação (e a palavra abrange todas as formas de perversão sexual, incluindo homossexualidade, bestialidade, pedofilia, etc.) e se casam novamente, quatro pessoas são então culpadas de cometer adultério.

Para ilustrar: João e Ana se casam. Depois de alguns anos eles decidem se divorciar. Nenhum dos dois era culpado de fornicação. Eles simplesmente decidem terminar o casamento. Algum tempo depois, João se casa com Jane (que nunca havia se casado antes) e Ana se casa com Tomás (que já havia sido casado uma vez). Agora João, Jane, Ana e Tomás vivem em adultério.

Se não for essa a situação, então o que nosso Senhor disse não tem absolutamente nenhum significado, e ele podia muito bem não ter dito nada sobre o assunto. Esta lei de nosso Senhor se aplica a toda a humanidade – aqueles que estão na igreja (cristãos) e aqueles que estão fora da igreja (não-cristãos). Aplica-se a “quem quer que seja” (cf. João 3.16; Apocalipse 22.17; et. al.). Em ambas as passagens de Mateus (juntamente com os textos paralelos de Marcos e Lucas), Cristo está chamando a humanidade de volta ao plano, propósito e intenção original de Deus para o casamento – um homem para uma mulher para o resto da vida! Gênesis 2.24; Mateus 19.3-12.

Por inspiração do Espírito Santo, o apóstolo Paulo escreveu sobre este mesmo assunto. Ele disse:

“Pois a mulher casada foi vinculada pela lei ao marido vivo, mas se o marido morrer, ela será eliminada {isto é, exonerada} da lei [a respeito] do marido. Portanto, consequentemente, se o marido estiver vivo, se ela se unir a um homem diferente, ela será chamada, divinamente, uma adúltera. Mas se o marido morrer, ela estará livre da lei, para não ser adúltera, mesmo que tenha se unido a outro homem” Romanos 7.2-3 MLV.

Aos coríntios Paulo escreveu: “Aos casados, ordeno, não eu, mas o Senhor, que a mulher não se separe do marido. Mas, se ela se separar, que não se case de novo ou que se reconcilie com o seu marido. E que o marido não se divorcie da sua esposa” 1 Coríntios 7.10-11.

Assim, duas pessoas casadas podem não conseguir viver juntas de forma compatível e, portanto, podem pensar que é melhor se separarem. Mas nenhum dos dois tem o direito de se casar com outra pessoa. De acordo com as Escrituras, as suas únicas opções aceitáveis ​​são permanecerem solteiros ou então reconciliarem-se um com o outro. Então, de fato, uma vida celibatária é exigida em algumas situações!

Minha opinião é que as passagens anteriores não são difíceis de entender. Todos nós podemos compreender o que eles dizem. A dificuldade não está em compreendê-los, mas em honrá-los e viver de acordo com eles.

Vivemos num mundo e numa cultura que ignora e não se preocupa com o que Deus disse sobre o casamento, o divórcio e o novo casamento. Mas a ignorância ou a falta de cuidado não mudam o que Deus disse. Fornicadores e adúlteros impenitentes não podem ser salvos, 1 Coríntios 6.9-10. Fornicadores, adúlteros e todos os outros pecadores que se arrependerem podem ser salvos, 1 Coríntios 6.11. Arrependimento significa abandonar o pecado. Não conheço nenhum pecado do qual alguém possa se arrepender sinceramente e ainda assim continuar nele.

Por exemplo, dois homens homossexuais que são casados ​​um com o outro pela lei civil (e são assim reconhecidos como legalmente casados ​​um com o outro) ouvem o evangelho e um ou ambos desejam obedecê-lo e tornar-se cristãos. Isso é louvável e é exatamente o que eles precisam e devem fazer. Mas há alguém que afirmaria que podem continuar no seu casamento homossexual depois de obedecer ao evangelho? Suponha que eles tenham adotado duas crianças pequenas. Deverão eles continuar casados ​​“por causa dos filhos”? Será que o fim do casamento homossexual seria “dois erros tentando fazer um acerto”? Obviamente, as crianças inocentes devem ser tratadas com amor, compaixão e cuidado, mas será que os dois homossexuais podem permanecer no casamento? Um mentiroso, um ladrão, um idólatra, um bêbado ou um extorsor pode continuar nesse estilo de vida depois de obedecer ao evangelho? Uma pessoa que segue uma religião falsa criada pelo homem pode ser imersa para a remissão dos seus pecados e ainda assim permanecer na religião falsa criada pelo homem? Não conheço nenhum pecado em que uma pessoa possa continuar se realmente se arrependeu desse pecado! Você conhece?

A Bíblia é clara sobre casamento, divórcio e novo casamento. A Bíblia deixa claro que o pecado, incluindo o pecado do adultério, requer arrependimento e restituição na medida do possível. Cada pessoa envolvida num segundo (ou mais) casamento deve, à luz da palavra de Deus, avaliar a sua situação e determinar o curso de ação que precisa de tomar para estar bem diante de Deus.

Sem dúvida, toda situação matrimonial envolve fatores que só são conhecidos pelas partes envolvidas. Não sou o advogado de Deus enviado por ele para “consertar” o casamento de outras pessoas. Nem sou seu juiz ou júri para decidir seu destino eterno, cf. João 5.28-29; João 12.48; 2 Coríntios 5.10. Não escrevi sua lei sobre casamento, divórcio e novo casamento. Sou seu mensageiro para expor o que ele disse sobre este assunto, e fiz isso neste artigo com o melhor de minha capacidade e compreensão e continuarei a fazê-lo em minha pregação oral e ensino. Não tenho nenhum desejo de acrescentar nada ao que a palavra de Deus diz sobre esse assunto. Certamente não desejo ser como os fariseus hipócritas que atavam fardos pesados e os colocavam sobre os ombros dos outros, Mateus 23.4.

Ao mesmo tempo, não posso ser fiel à palavra de Deus e expor menos do que ela ensina sobre esse assunto, ver Deuteronômio 4.2; Apocalipse 22.18-19. Todos nós temos uma Bíblia e podemos ver o que ela diz sobre esse assunto. Somente aqueles que estiveram envolvidos em mais de um casamento sabem por que se casaram, se divorciaram e se casaram novamente. Somente eles podem tomar as medidas necessárias para consertar seu casamento atual.

Gostaria de lembrar a todos nós que é melhor ser infeliz nesta vida e salvo eternamente no Céu do que ser feliz nesta vida e perdido para sempre no inferno!

O casamento deve ser honrado por todos; o leito conjugal, conservado puro; pois Deus julgará os imorais e os adúlteros. Hebreus 13.4.

Hugh é evangelista americano com mais de 50 anos de experiência no evangelho. É autor de diversos livros, como Basic Bible studies, e escreve para várias revistas bíblicas.

··· Assine o site gratuitamente:


 

3 Comments

Comment 2023-10-11

Um casal separa pelo motivo de traição (adultério) por parte de um dos cônjuges. Passado um tempo divorciam-se legalmente. A parte “inocente” passa a ter novo relacionamento mas sem oficializar novo casamento. Está em pecado?? Um papel tem força de Lei maior do que a misericórdia do Senhor??

Comment 2023-10-11

Meus irmãos, a misericórdia é exatamente para todos os arrependidos e não para os contumaz. Estando vivo o cônjuge não há chance de novo casamento sem pecar.

Comment 2023-10-11

Assunto de extrema importância. Uma pergunta que muita das vezes é feita é a seguinte: um homem e uma mulher que vivem juntos (amasiado), são considerados casados ou somente formalizando no papel?