O recém-convertido no Novo Testamento

A presença deles está por toda parte.

O vocabulário para o novo convertido não é extenso, mas vê-se a presença e a experiência dele em todo o NT, pois o evangelho é dinâmico e alcança cada vez mais pessoas.

O supervisor “não pode ser recém-convertido, para que não se ensoberbeça a caia na mesma condenação em que caiu o Diabo” 1Tm 3.6 (ARA; CNBB: neófito; NBV: novato; A21: novo na fé). Semelhantemente, os diáconos têm de ser homens “experimentados” 1Tm 3.11 (A21: passar por experiência).

A tradução da NVT em At 12.24: “novos convertidos”, é um interpretação da frase original sobre a multiplicação da Palavra de Deus. (Semelhante à OL: “novos crentes”, e à VFL.)

Os novos convertidos em Jerusalém cresciam na fé e em número porque “eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações” At 2.42, receita perfeita para o desenvolvimento em Cristo.

Depois de fazer evangelização na sua primeira viagem, Paulo quis voltar “para ver como estão indo” At 15.36. Seu trabalho se resumiu em fortalecer as congregações, v. 41.

Algumas das cartas do NT foram escritas, como 1Ts e 2Ts, para fortalecer os novos na fé.

Situação vergonhosa é o cristão que devia crescer e poder ensinar aos outros mas ainda está no primeiro estágio da fé, Hb 5.11-14; 1Co 3.1-4.

Cada congregação hoje fará bem dando atenção especial aos recém-convertidos, para que sejam ensinados, encorajados e treinados na prática da fé. A falta de novos convertidos na congregação sinaliza, possivelmente, a falta de evangelismo e de ânimo para fazer a obra do Senhor.

“O que importa é ser uma nova criação” Gl 6.15.

A seguir, uma pequena lista de obras para o ensino dos novos convertidos.

DUTTON, Garner Allen (?) Novos horizontes para a vida cristã: instruções para novos convertidos. Vida Cristã. MAGALHÃES, Alexandre Souza, ed. (2021) Primeiros passos no cristianismo. Reedição de trabalho de 1991. Pelo editor. MATHENY, Randal (2018) 52 ações do discípulo de Cristo: Verbos bíblicos da vida em Cristo. Alcance. PHARR, David (no prelo) O princípio da nossa confiança. Alcance.

  • Por quanto tempo alguém pode ser considerado um recém-convertido?
  • Quantos novos na fé há na sua congregação?
  • Quais os esforços especiais na sua congregação para contribuir com o crescimento e envolvimento do recém-convertido?
  • Seu método de evangelismo facilita sua reprodução pelo novo convertido?

Este é um verbete da futura obra: Pequena referência bíblica. Se este artigo foi útil para você, assine abaixo para receber notificações de futuras matérias e envie o link para outros.

··· Assine o site gratuitamente: