Salvem-se!

3 pontos sobre Atos 2.40.

Com muitas outras palavras [Pedro] os advertia e insistia com eles: “Salvem-se desta geração corrompida!” Atos 2.40.

No primeiro sermão do evangelho, quando foi oferecido o perdão definitivo dos pecados, Pedro e os demais apóstolos explicaram o que Deus tinha feito em Cristo e como os ouvintes poderiam ser salvos. No final, ele os exorta a tomar uma atitude. Deus não ia salvá-los sem obedecerem ao evangelho.

Perdão e perigo. No verso 38, Pedro oferece o perdão dos pecados por meio do arrependimento e da imersão na água. É a salvação das consequências espirituais e eternas do pecado. No texto acima, é salvação da atual geração corrompida. Abandonando os valores e o caráter maus daquela cultura social, os obedientes foram formados pelo Senhor em “igreja”.

Muitas palavras. Tanta mídia, tanta opinião, tantos canais de comunicação, tantas palavras, mas ninguém consegue falar algo útil que abençoa os outros. Mesmo quando os ouvintes pediram o que fazer de Pedro, ele continuava falando, talvez para convencer mais pessoas ainda. A verdade precisa sempre de palavra, de muitas palavras, para converter muita gente.

Insistência. Somos agentes livres, mas sujeitos a influências. Pedro insistiu. Muitos irmãos hoje não querem se tornar inconvenientes. Experimentam com um dedo na água e, quando encontram frieza, retiram-se e deixam de falar. A igreja não cresce, entre outros motivos, porque não insistimos mais.

Neste texto há uma nota sombria: “advertia”. Ignorar o perigo é arriscar a alma. Pedro sabia o que estava em jogo. Nós sabemos que estamos tratando de coisas eternas e, depois da morte, imutáveis?

Senhor, dá-me força para que eu nunca deixe de falar a todos sobre a necessidade dos passos da salvação.

··· Assine o site gratuitamente:


 

One Comment

Comment 2024-03-18

Bom dia. Precisamos ter em nós a urgência da pregação do evangelho. Jesus pode voltar a qualquer momento, inclusive quando a pessoa parte. Triste partir sem obedecer a Jesus.