Finalmente, irmãos, pensem em tudo o que for verdadeiro, (…) Filipenses 4.8
A alegria dos cristãos está em Cristo, Filipenses 4.4. Sua atenção, seu foco e seu pensamento têm de estar nele. Cristo é quem produz a alegria que permanece. Para isso, os cristãos têm de pensar muito.
Irmãos. Os cristãos têm, mais do que ninguém, a capacidade de pensar no verdadeiro. Pois eles vivem a grande Realidade em Cristo. Ele, de fato, é chamado o Verdadeiro, por essência, 1 João 5.20. Fora de Cristo, as pessoas vivem e pensam nas ilusões.
Pensem. A atividade principal do cristão é a de pensar. É uma atividade contínua. O termo original lida com os fatos e com a realidade. O raciocínio distingue entre a verdade e a mentira e as identifica. Para enfatizar o verbo e a atividade, Paulo o coloca em última posição na frase. (A edição da NVI acima o transportou para o início da frase.) O fazer, v. 9, tem de ser antecedido pelo pensar.
Verdadeiro. Não é à toa que o verdadeiro encabeça a lista do verso 8. O mundo chama ao bem mal e ao mal, bem, Isaías 5.20. Pessoas no mundo escolhem a mentira e a falsidade. Religiões falsas falam de Deus mas abraçam a mentira. Existe o que é verdadeiro e o que é falso. Em Cristo o relativismo cai e vence a realidade.
Tudo. Uma única mentira derruba a integridade do verdadeiro. Nessa carta, Paulo já tinha rejeitado falsas manifestações da fé (ler capítulo 3). A justiça maior não admite a negligência dos menores mandamentos, Mateus 5.19-20. É impossível desmembrar o verdadeiro. Ele é de uma peça só. É tudo ou nada.
Deixemos de ignorar ou rejeitar o que é verdadeiro. Exerçamos o raciocínio para pensar nele. Concentremo-nos nele, para que a verdade nos liberte.
Deus Pai, que eu possa pensar sempre em tudo relacionado a Cristo Jesus, Senhor e Salvador. Amém.