Como Deus nos salva

Cada vez mais o autor está pregando sobre esse assunto.

POR HUGH FULFORD ─ Ao entrar nos últimos anos da minha vida como pregador, tornei-me mais consciente da necessidade de enfatizar os grandes temas fundamentais da doutrina bíblica. Incluída nisso está a apresentação da resposta bíblica à pergunta mais importante do mundo: “O que devo fazer para ser salvo?”

Cada vez mais estou pregando sobre esse assunto. Por quê?

  • Porque aqueles que não foram salvos precisam saber a resposta do Senhor para esta pergunta.
  • Aqueles que pensam que estão salvos, mas não o são, precisam saber a resposta bíblica para esta pergunta.
  • Os jovens que estão chegando à idade da responsabilidade precisam saber o que o próprio Deus diz que devem fazer para serem salvos.
  • Aqueles que são salvos precisam ter certeza de sua salvação e ser motivados a contar à família e aos amigos o que devem fazer para serem salvos.
  • Além disso, se um pregador do evangelho não pode pregar sobre “O que devo fazer para ser salvo?”, diga-me sobre o que ele pode pregar?!

Uma pergunta bíblica

O jovem rico perguntou a Jesus: “Bom mestre, o que devo fazer para herdar a vida eterna?” Marcos 10.17. Jesus não disse: “Nada ─ porque muito em breve tudo será feito para você!” As pessoas no Pentecostes fizeram essa pergunta, Atos 2.37. Pedro não disse: “Nada ─ já foi feito para você!”

Saulo de Tarso (que se tornou o apóstolo Paulo) fez a pergunta, Atos 9.6. O Senhor não lhe disse: “Não se preocupe, Saulo ─ tudo já foi feito para você”. Em vez disso, Jesus disse-lhe para ir à cidade de Damasco, “alguém lhe dirá o que você deve fazer” (ênfase minha).

Precisamos acompanhar a história da conversão de Paulo e ver o que ele teve que fazer para ser salvo. Precisamos saber que a palavra “deve” ainda está na Bíblia e que existe um plano divino de Deus que todos os que desejam ser salvos devem seguir!

O carcereiro de Filipos fez esta pergunta, Atos 16.30. Paulo e Silas não disseram: “Nada, bom amigo ─ já foi feito para você”. Ele e sua família foram informados sobre o que fazer e tornaram-se obedientes à palavra de Deus “na mesma hora da noite” Atos 16.31-34.

Cumprir a resposta a esta questão tão importante não era algo para ser adiado! Era uma questão de urgência!

‘Inocente do sangue’

Além de pregar sobre esta questão, tento, pelo menos duas vezes por ano, abordá-la em meu periódico enviado por email. Vários dos meus leitores não são cristãos conforme o Novo Testamento. Nunca fizeram o que a Bíblia ensina que alguém deve fazer para ser salvo. Alguns deles foram enganados por falsos mestres e falsas doutrinas e pensam que estão salvos, mas de acordo com o ensino da Bíblia eles não são salvos.

Tal como o apóstolo Paulo, quero ser “inocente do sangue de todos os homens” Atos 20.26. Quero fazer tudo o que puder para ajudar as pessoas a compreenderem o que devem fazer para serem salvas e motivá-las a fazê-lo!

Como, então, Deus salva uma pessoa?

Deus salva uma pessoa por sua graça. “Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus” ─ O favor imerecido de Deus para com toda a humanidade e a fé confiante e obediente! Efésios 2.8.

Deus nos salva por sua misericórdia: “não por causa de atos de justiça por nós praticados, mas devido à sua misericórdia, ele nos salvou” Tito 3.5. (Esta não é a totalidade do versículo ou contexto que precisa ser lido e digerido, mas afirma sucintamente a verdade bíblica que estamos apresentando aqui).

Somos salvos pelo amor de Deus. “Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados” 1 João 4.10.

Deus salva uma pessoa pelo evangelho. “Pois não me envergonho do evangelho de Cristo (as boas novas de sua morte, sepultamento e ressurreição pelos nossos pecados, 1 Coríntios 15.1-4), pois é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê” Romanos 1.16.

Somos salvos pela palavra de Deus: “aceitem humildemente a palavra implantada em vocês, a qual é poderosa para salvá-los” Tiago 1.21.

Deus salva aqueles que creem. Jesus disse: “Se vocês não crerem que Eu Sou, de fato morrerão em seus pecados” João 8.24. “Quem não crer será condenado” Marcos 16.16b.

Deus salva uma pessoa pelo arrependimento. “Mas se não se arrependerem, todos vocês também perecerão” Lucas 13.3. Deus “ordena que todos, em todo lugar, se arrependam” Atos 17.30.

Somos salvos pela confissão de fé em Cristo. “Pois com o coração se crê para justiça, e com a boca se confessa para salvação” Romanos 10.10.

Deus nos salva pelo batismo. “Levante-se, seja batizado e lave os seus pecados, invocando o nome dele” Atos 22.16. “Aquela água [do dilúvio] é como a água do batismo que agora os salva” 1 Pedro 3.21.

Deus nos salva pela nossa obediência. Cristo “se tornou o autor da salvação eterna para todos os que lhe obedecem” Hebreus 5.9.

Deus nos salva pela nossa fidelidade. “Seja fiel até a morte, e eu lhe darei a coroa da vida” Apocalipse 2.10. “Aquele que perseverar até o fim será salvo” Mateus 10.22.

Faça o que Deus diz

Se você deseja ser salvo de acordo com o caminho de salvação de Deus (realmente não há outro caminho), qual dos assuntos acima você irá ignorar e omitir? Por que não simplesmente fazer o que Deus diz, da maneira que ele diz, pela razão que ele diz, com um coração cheio de amor e gratidão a Deus pelo seu amor por você?

A eternidade no inferno é muito tempo para pensar no que você deveria ter feito nesta vida!

O irmão Hugh está na casa dos 80 anos de idade. Ele é do estado americano de Tenessi. Não trabalha mais em tempo integral com uma congregação, mas continua pregando e escrevendo sobre o evangelho.

··· Assine o site gratuitamente: