O que é a graça?

Verbete da obra: Pequena referência biblica.

O seguinte texto pertence à obra: Pequena referência bíblica, a ser publicada pelo Projeto Alcance.

Termo usado especialmente por Paulo para falar da bondade divina que visa a salvação do homem e seu serviço no Reino de Deus. Graça significa: “favor oferecido quando a ira é merecida (…) sua disposição e desejo infinitos de nos dar a dádiva do perdão, mesmo que mereçamos sua ira e mesmo que tenha lhe custado a Cruz” (J. Cottrell, God the Redeemer, 375, 377).

Texto fundamental sobre a graça é Ef 2.8-9: “Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie”. A graça não somente “se manifestou salvadora a todos os homens” mas também “nos ensina a renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver de maneira sensata, justa e piedosa nesta era presente” Tt 2.12.

A graça “está alcançando um número cada vez maior de pessoas” por meio da proclamação da Boa Nova fazendo com que “transbordem as ações de graças para a glória de Deus” 2Co 4.15.

A graça se refere também aos variados dons dados por Deus para a obra dele, Rm 12.6; Ef 4.7; 1Pe 4.14, inclusive a capacidade de ofertar, 2Co 8.1. A graça de Deus está sempre presente aos que a buscam “no momento da necessidade” Hb 4.16.

É possível perder, ou cair da graça de Deus, Gl 5.4, o que significa separação de Cristo e perda da salvação. Abandonar Cristo significa receber em vão a graça de Deus, 2Co 6.1. A cristãos que pensavam em abandonar sua fé, o autor de Hebreus escreveu: “Cuidem que ninguém se exclua da graça de Deus” Hb 12.15. Por isso, a necessidade de continuar na graça e de encorajar aos fiéis a fazer isso, At 13.43.

Pedro escreveu a primeira carta para identificar “a verdadeira graça de Deus” 1Pe 5.12. A falsa evitaria o sofrimento como parte da experiência do cristão. Por isso é necessário pregar a graça “em toda a sua verdade” Cl 1.6.

Da mesma obra, ver também o verbete publicado aqui: O que é o Antigo Testamento? Qual nota você daria a este verbete sobre a graça?

··· Assine o site gratuitamente: