Não deixem que os outros chamem vocês de líderes, pois um só é o Líder de vocês: o Messias.
Mateus 23.10 BSEP
Jesus manda resistir a tendência da religiosidade que exalta o homem. Esta promove as distinções entre os seguidores.
Não deixem. O povo muitas vezes procura a quem exaltar e venerar. Os discípulos não devem buscar reconhecimento e nem devem deixar que outros os exaltem. Há exemplos de servos que recusaram o reconhecimento e a veneração, tal como Pedro quando Cornélio se prostrou aos seus pés, Atos 10.25-26.
Líderes/Líder. Outras versões também traduzem o verso de forma semelhante: NBP, NTLH e VPV. NVI e NBV usam o termo chefe. Aplica-se aos religiosos de hoje o que é afirmado sobre os judeus:
Ao contrário dos escribas e fariseus, v. 7, [os discípulos] devem evitar títulos. Tais títulos são inconsistentes com a demanda por humildade e reciprocidade e pela necessidade de restringir certas apelações a Deus e a Cristo. Está implícito que os escribas e os fariseus gostam de lisonjas injustas e pensam de forma hierárquica. (Oxford Bible commentary)
Um só. A Cristo é reservado todo título de glória e superioridade. Ele é a base da nossa unidade, Efésios 4.4. Ele é alicerce único, 1 Coríntios 3.11.
O Messias. Toda a atenção deve ser dada ao Ungido. Ele é que merece destaque. Que toda língua o confesse e todo joelho se dobre diante dele, Romanos 14.11; Filipenses 2.10.
Até irmãos defendem a ideia de liderança. Gostam de títulos, posições, reconhecimento. Cresce entre nós a exaltação dos líderes, teólogos e especialistas. E o povo adora que seja assim, ver Jeremias 5.31.
Que eu aspire, Senhor, ao serviço de servo, e não a nenhuma posição ou título no Reino de Cristo. Nele, Amém.