Esqueça de tudo

O original é bom, porque já nos veio em forma perfeita.

Para chegar até a fé que Cristo nos deixou, temos, de certo modo, que nos esquecer de tudo o que aprendemos sobre o plano e a vontade de Deus. E temos que pular séculos de acréscimos religiosos à fé, descascando as camadas que cobrem a pureza do ensino do Senhor.

Isso porque Jesus nos deixou um modelo, uma planta, por assim dizer, de como devemos obedecer ao evangelho, viver na sua graça, servir no mundo e adorar ao Pai em espírito e em verdade.

O ser humano não ficou contente com as coisas reveladas e partiu para praticar coisas por ele inventadas. Isso não é novidade, pois vem fazendo isso desde o princípio. É só analisar as reações de Jesus sobre as tradições judaicas e as mudanças doutrinárias dos saduceus para sentir como Deus condena tais mudanças.

Jesus leva de volta ao princípio como as coisas devem ser. Quando os cristãos modificaram o plano sagrado em Corinto, o apóstolo Paulo os chamaram de volta ao princípio quando Cristo o estabeleceu. O original é bom, porque já nos veio em forma perfeita. O modificado é mau, porque serve propósitos humanos baixos.

A nossa ideia de como as coisas devem ser na área espiritual vai errar, porque é humana. Não sabemos o que Deus pensa. É preciso que o Senhor se manifeste quando às suas intenções, preferências, ações e exigências. E ele fez exatamente isso, revelando tudo o que precisamos saber nas Escrituras Sagradas. Estas são suficientes para nossa fé e prática. Quando seguirmos os mandamentos contidos nelas, agradaremos a Deus. Quando aceitarmos a sua verdade, e por ela vivermos, Deus nos salvará.

Pode ser um desafio ler a Bíblia como se fosse pela primeira vez, examinando cada parte dentro do seu contexto, discernindo a intenção de cada autor e percebendo onde cada história e cada livro se encaixa dentro da história. Mas esta é a nossa tarefa. Com a ajuda de Deus podemos fazer isso e descobriremos, verdadeiramente, o que Deus realizou em Cristo e como nos aproximarmos dele.

Assistir alguma reunião religiosa não resolve. O ritual não salva. A presença física e a boa intenção não ganham pontos com Deus. A sinceridade não é suficiente.

Esqueça de tudo o que já ouviu. Ouça a palavra do Senhor. Nela, há vida, esperança, alegria e amor. Nela, encontraremos a verdade que nos liberta. Pela fé e obediência orientadas por ela, seremos purificados do nosso pecado e receberemos a feliz acolhida no Céu.

··· Assine o site gratuitamente: