Salvemos a igreja

Irmão dá cinco recomendações para evitar que a igreja de Deus se desvie.

Por Jimmy Ferguson – A igreja do Senhor hoje está enfrentando tempos difíceis. Algumas décadas atrás, um pregador comentou: “Nuvens negras estão no horizonte”. Amigos, essas nuvens escuras agora pairam sobre nós. Os desvios estão crescendo em ritmo acelerado.

Se quisermos virar a maré da apostasia, devemos nos levantar agora para enfrentar os grandes desafios diante de nós. Não podemos ficar de braços cruzados enquanto esforços estão em andamento para destruir a preciosa noiva de Cristo e a influência da Bíblia. Muitos comprometeram a verdade em praticamente todos os assuntos. Há muito tempo, Deus declarou por meio do profeta:

Grite alto, não se contenha! Levante a voz como trombeta. Anuncie ao meu povo a rebelião dele, e à comunidade de Jacó, os seus pecados. Isaías 58.1 NVI.

Aparentemente, porém, o profeta encontrou ouvidos surdos. Se a igreja for salva do mal que predomina, devemos acordar de nosso sono espiritual e andar como sábios e não como tolos, Efésios 5.14-16. Se quisermos salvar a igreja, devemos:

(1) Desenvolver presbíteros que terão condições de refutar o contradizente e que irão fazê-lo. Isso é exigido daqueles que são designados para servir como presbíteros nas congregações, Tito 1.9-11. Os presbíteros devem ser “aptos para ensinar” 1 Timóteo 3.2, e, como supervisores, devem vigiar o rebanho e adverti-lo sobre os falsos mestres, o ensino falso e o consentimento aos desvios, Atos 20.28-30. Na seleção dos presbíteros, devemos valorizar as questões espirituais e não a popularidade humana. Os presbíteros devem fazer tudo dentro do seu alcance para manter a congregação espiritualmente pura e sã na doutrina e na prática.

(2) Ensinar e treinar homens para pregar o evangelho. Não há trabalho maior do que proclamar o evangelho de Jesus Cristo. Tão nobre é a tarefa de declarar o conselho de Deus que Paulo escreveu: “Ai de mim se não pregar o evangelho” 1 Coríntios 9.16. Precisamos de homens que proclamam, sem medo ou favor, todo o conselho de Deus, Atos 20.27. Devemos começar agora a incutir em nossos jovens a urgência de anunciar a palavra de Deus, 2 Timóteo 4.1-4.

(3) Praticar a disciplina. A fim de preservar a pureza e a verdade e fortalecer a igreja, devemos praticar a disciplina dentro do corpo de Cristo, como a Bíblia ensina. Quando os presbíteros de uma congregação permitem que o nome do Senhor seja desrespeitado e ridicularizado por irmãos mundanos e insinceros, eles atrasam a igreja por anos e criam problemas que talvez nunca sejam superados. Outras leituras sobre este assunto são encontradas em 1 Coríntios 5; 2 Tessalonicenses 3; e Hebreus 12.

(4) Pregar a Bíblia, e não o emocionalismo. O que temos a oferecer aos pecadores é a pura mensagem de Deus e o plano de redenção. Quase qualquer ator em Hollywood pode arrancar mais lágrimas do que nós, e a maioria dos advogados é melhor em influenciar o público. Mas Deus nos confiou o Evangelho da Salvação, Marcos 16.15; Romanos 1.14-16; 1 Coríntios 9.16. Quando recorremos a manipular as emoções das pessoas em vez de ensiná-las, estamos no caminho do sectarismo.

(5) Ensinar mais sobre a identidade da igreja. Uma geração atrás, as reuniões evangelísticas eram conduzidas para apresentar às pessoas os princípios de doutrina do Novo Testamento, a igreja, adoração, organização da igreja, salvação, etc. Infelizmente, em muitas áreas hoje essas coisas não são ensinadas e não é de admirar então que as pessoas não sabem a diferença entre a igreja do Senhor e as denominações.

··· Assine o site gratuitamente:


 

7 Comments

Comment 2023-08-16

Olá Randal!
É, vivemos dias temerosos 5 pontos abordados que mexem com nossas vivência espiritual ao olhar o quanto devemos nos manter firme e não desanimar, porque temos que defender a verdade é lutar para vivê-la.

Edson Farat

Comment 2023-08-16

Obrigado pelo comentário, irmão. Verdade, não é mesmo!

Comment 2023-08-16

Excelente tema! Infelizmente muitos estão se deixando levar por modas evangélicas contrárias ao padrão bíblico ou querendo dar uma “ajudinha” ao evangelho, constituindo homens que não tem os requisitos básicos de Pastores, e o que é pior muitos estão apoiando e se desviando da verdade em vários locais do Brasil e quase não vemos cristãos rejeitando essas heresias, mas, sim, apoiando várias práticas quando deveriam rejeitar ou combater e quando há são taxados de radicais. O que o irmãos Randall diz é a verdade, não podemos permitir tal coisa ou cairemos em descrédito diante das pessoas pelo mal testemunho,e principalmente nos afastaremos de Deus. Lutemos pela verdade e pela sã doutrina, nem que para isso fiquemos somente vc e eu. (Como aconteceu com Josué e Calebe) não desistamos da Doutrina do Senhor!

Comment 2023-08-16

Obrigado pelo comentário, irmão. Favor notar que o artigo não é da minha autoria, mas foi traduzido de um evangelista americano. Tem razão que muitos aprovam ou deixam de se opor às mudanças na sã doutrina. Grato!

Comment 2023-08-17

Não tenho comentários
Mas sim agradeço pela mensagem que é essa palavra do senhor Jesus Cristo
Muito boa e é sortante com o tempo que estamos a viver!
Deus abençoe 🙏🙏

Comment 2023-08-18

Vamos marchar filmes contra todo o mau, precisamos colocar em prática estudos e pregações, instruindo, ensinando a verdadeira San Doutrina!!!

Comment 2023-08-18

O congresso será uma Ótima oportunidade para focar neste assunto!