Resumo da carta de 2 João

Segunda carta do apóstolo João no Novo Testamento

POR JAY SMITH ─ O livro de 2 João é uma Epístola Geral (carta apostólica). Foi escrito pelo discípulo e apóstolo João por volta de 85-95 d.C. A personalidade chave é João.

Foi escrito para encorajar todos os cristãos a não perderem o foco em Jesus Cristo e para alertar contra a heresia persistente. Seu propósito principal é que seus filhos (os filhos de Deus) possam permanecer na verdade e a verdade possa permanecer neles.

Nos versículos 1-3, João envia saudações à “senhora eleita” vv. 1, 4, 5, que provavelmente é uma das congregações da sua região. João é o “ancião” que provavelmente ainda estava na cidade de Éfeso quando escreveu esta carta.

Os versículos 4-11 são o corpo da carta. João apoia o mandamento de “amar uns aos outros”. Ele os adverte a ficarem atentos aos enganadores e aos anticristos que são abundantes e ativos no mundo, espalhando falsos ensinamentos. Pensamento chave: “Andem na verdade”. João ainda está lidando com o gnosticismo, que negava que Jesus tivesse um corpo humano real composto de matéria, uma vez que eles viam a matéria como sendo má, na sua essência.

Aqueles que não seguem os ensinamentos de Jesus Cristo são falsos mestres e transformam a verdade em doutrina herética. João estava escrevendo para proteger seus leitores do engano maligno daqueles que se recusavam a permanecer no ensino de Cristo, mas estavam indo além da verdade do ensino apostólico, v. 9. Ele deixa claro que essas pessoas são anticristo e não conhecem o Senhor, vv. 7, 9. Ele também lembra aos leitores a sua responsabilidade como cristãos de amar outros cristãos, v. 5, embora, acima de tudo, ele queira que eles “andem na verdade”. Esta verdade ainda é consistente em nossos dias modernos. Devemos também “andar na verdade” neste mundo de engano.

Nos versículos 12-13, João encerra sua carta com a intenção de fazer uma visita e discutir muitos assuntos “face a face” v. 12. Ele envia saudações “dos filhos da tua irmã escolhida” v. 13, provavelmente a sua congregação em Éfeso.

Este artigo foi traduzido da obra: Ultimate Bible Summary Collection, copyright 2013, e usado com permissão do autor. Alguns destes resumos serão publicados também na revista Edificação. Temos planos de juntar todos e, com o acréscimo de “Textos notáveis”, de autores como o irmão A.L. Parr, publicar num só volume.

··· Assine o site gratuitamente: