O Reino de Deus está entre vocês

Qual a natureza do Reino de Deus?

PARA MEMORIZAR E PENSAR, de Valdir José da Silva

Indagado pelos fariseus sobre quando viria o Reino de Deus, Jesus lhes respondeu: — O Reino de Deus não vem com visível aparência. Nem dirão: “Ele está aqui!” Ou: “Lá está ele!” Porque o Reino de Deus está entre vocês. Lucas 17.20.

O reino de Deus é um termo muito presente nos evangelhos e mal compreendido. Até hoje.

A pergunta dos fariseus revela a expectativa de um reino físico, terreno, que viria libertar Israel do domínio romana e ser estabelecido na terra.

É a mesma ideia que os apóstolos tinham após a ressurreição de Jesus. Durante aqueles 40 dias o assunto do Mestre com seus seguidores foi o reino de Deus, Atos 1.3. No entanto, antes de Jesus subir aos céus, vejamos a pergunta deles que mostra o quanto não haviam entendido.

Então os que estavam reunidos com Jesus lhe perguntaram: — Será este o tempo em que o Senhor irá restaurar o reino a Israel? Atos 1.6.

A resposta de Jesus demonstra uma certa decepção com a falta de entendimento dos apóstolos.

Jesus respondeu: — Não cabe a vocês conhecer tempos ou épocas que o Pai fixou pela sua própria autoridade. Mas vocês receberão poder, ao descer sobre vocês o Espírito Santo, e serão minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até os confins da terra. Atos 1.7-8.

Exatos 10 dias depois, no dia de Pentecostes, o reino chega, a igreja de Jesus, Pedro utiliza a chaves do reino para inaugurá-lo, Mateus 16.19, isto é, a pregação do evangelho e naquele dia quase 3.000 pessoas são acrescentadas ao reino de Deus aqui na terra, a igreja.

Pedro respondeu: — Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos seus pecados, e vocês receberão o dom do Espírito Santo. Atos 2.38.

Então os que aceitaram a palavra de Pedro foram batizados, havendo um acréscimo naquele dia de quase três mil pessoas. Atos 2.41.

Dali em diante a Bíblia refere-se ao reino de Deus como algo presente aqui na terra:

Ele nos libertou do poder das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado, em quem temos a redenção, a remissão dos pecados. Colossenses 1.13-14.

Mesmo assim, a natureza do reino ainda é desconhecida para muitos. Para os que não fazem parte dele, os religiosos, esperam um reino futuro, muitos deles pensam que aqui na terra. Continuam tão ignorantes como foram os apóstolos.

Mas mesmo entre os cidadãos do reino, uma parte deles não entende a natureza do reino. Pensam que refere-se tão somente aos momentos em que a igreja está reunida. Muitos ainda chamam os prédios e salões onde se reúnem de igrejas como as expressões: “Vamos para a igreja”, ou: “É importante estar na igreja”.

Puro engano. Nunca vamos à igreja ou deixamos de estar na igreja, pois ser cidadão do reino é estilo de vida, significa ser governado por Jesus, interiormente, independente se estamos juntos com os outros cidadãos do reino. Como diz o texto de hoje: “O reino de Deus está entre vocês”.

Porém, acho que a tradução ARA informa ainda melhor.

Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! Porque o reino de Deus está dentro de vós. Lucas 17.20-21.

Sim, o reino de Deus é o governo sobre aqueles que, como orientou Pedro, quando utilizou pela primeira vez as chaves do reino, andaram os passos da fé: arrependimento, crença em Jesus como o único caminho, confissão dele como Senhor, imersão nas águas (batismo) para receber o Espírito Santo e fidelidade a Jesus até a morte.

Ao passar por isso, a criatura torna-se filha de Deus, João 1.12, recebe o Espírito Santo, o próprio Deus lhe habitando, é acrescentada ao reino de Deus, tornando-se uma cidadã entre os outros cidadãos, que formam a igreja, sendo governados todos interiormente por Deus.

Neste sentido, valoriza o estar com os irmãos em momentos especiais, especialmente no domingo, para louvarem a Deus juntos, participarem da ceia do Senhor, terem comunhão e orientação bíblica, Mateus 28.20.

Mas esse governo de Jesus não para nas reuniões, continua durante toda a semana, com Jesus governando os seus, transformando-os de glória em glória, com mais pessoas sendo acrescentadas ao reino, passando a ser governadas por Jesus.

Eis o sentido bíblico da expressão “Reino de Deus”, governado por Jesus, presente aqui na terra até a volta de Jesus, quando nosso Senhor o devolverá ao seu Pai,1 Coríntios 15.24.

Enquanto isso, o Senhor lhes acrescentava, dia a dia, os que iam sendo salvos. Atos 2.47b.

Bom dia.

Valdir José da Silva, Guarulhos/SP

Para receber as reflexões de Valdir, publicadas no dias úteis, ver no Telegram: https://t.me/reflexoesbiblia.

Amanhã, Deus permitindo, falaremos sobre Israel no plano de Deus, considerando os eventos no Oriente Médio nos últimos dias. Assine abaixo para não perder nenhuma matéria.

··· Assine o site gratuitamente:


 

One Comment

Comment 2023-10-12

Obrigado, Randal. Assunto apropriado para esses dias.