PERGUNTA: Pode me falar sobre a Quaresma porque minha família católica questiona muito.
RESPOSTA: A Quaresma faz parte do calendário católico, um período de 40 dias entre a quarta-feira de cinzas até o “Sábado santo”. É um preparativo para a Páscoa católica, que celebra a ressurreição de Cristo. A Quaresma é um período de jejum, auto-exame e atividades compassivas a mais. A observação consta-se também no ano litúrgico dos grupos ortodoxos, mas com várias diferenças. Alguns grupos protestantes têm adotado algumas partes do ano litúrgico católico, como a Páscoa e o Natal, mas geralmente a Quaresma não faz parte das suas observações.
A Quaresma não aparece no Novo Testamento. Está totalmente ausente das suas páginas. O Novo Testamento não estabelece nenhum calendário anual nem forma litúrgica como encontrados nas denominações, pois isso é um desenvolvimento posterior ao período apostólico. Jesus, por meio dos apóstolos e profetas, estabeleceu um dia semanal de adoração, o primeiro dia, 2 Pedro 3.1-2; Mateus 26.17-30; Atos 20.7.
“A expressão ‘ano litúrgico’ apareceu pela primeira vez na grande Postilla de J. Pomarius (1589)” (Durig 121). No entanto, dias e tempos especiais começaram a se desenvolver alguns séculos depois da conclusão do Novo Testamento, mas havia diferenças até chegar a uma definição exata. A Quaresma, em especial, surgiu como “período de preparação” para a Páscoa (Durig 123). Assim, uma observação é ligada intimamente à outra.
O ano litúrgico das denominações é tão complicado que é necessário fazer cursos para entendê-lo. Os cristãos, porém, vivem a simplicidade do ensino do Novo Testamento. Reúnem-se “no primeiro dia de cada semana” (Tradução ecumênica da Bíblia) para adorar a Deus, comer a ceia do Senhor, contribuir para a coleta para os santos e edificar-se uns aos outros, 1 Coríntios 16.1-2; Hebreus 10.24-27; 12.28-29. Qualquer coisa que vai além do que está escrito nele não advém da fé, mas sim da tradição humana, 1 Coríntios 4.6, Romanos 10.17; 14.23; Marcos 7.1-13.
REFERÊNCIAS: DURIG W. 1983 “Ano litúrgico”, Dicionário de teologia, Vol. 1 (Edições Loyola): 121-28. TRADUÇÃO ECUMÊNICA DA BÍBLIA. 1994 (Edições Loyola).
Ver também o artigo: “Adoração pura, igreja pura”.
2 Comments
Bom dia, a explicação foi perfeita… Muito obrigada agora posso falar com certeza e tirar a dúvida dos meus irmãos.
Muito obrigada!!
É importante sabermos dessa tradição (humana). Com isso estaremos prontos para defender a fé e a simplicidade evangelho de Jesus.
Obrigada