Atitude louvável da congregação em Antioquia

Cinco características de uma boa decisão.

O relato sobre a nova congregação na cidade em Antioquia termina com uma atitude louvável que serve de bom exemplo para nós hoje.

Naqueles dias alguns profetas desceram de Jerusalém para Antioquia. Um deles, Ágabo, levantou-se e pelo Espírito predisse que uma grande fome sobreviria a todo o mundo romano, o que aconteceu durante o reinado de Cláudio. Os discípulos, cada um segundo as suas possibilidades, decidiram providenciar ajuda para os irmãos que viviam na Judeia. E o fizeram, enviando suas ofertas aos presbíteros pelas mãos de Barnabé e Saulo. Atos 11.27-30.

A congregação em Antioquia acreditou na profecia de Ágabo e imediatamente tomou providências para ajudar seus irmãos em Cristo – talvez pessoas que nunca tinham visto – nomeando os dois homens para ajudar no trabalho.

A atitude da congregação em Antioquia foi:

(1) Decisiva. Não houve reuniões intermináveis, nem reclamações, nem questionamentos sobre se os judeus usariam indevidamente o dinheiro. A igreja de Antioquia acreditou na palavra de Deus e obedeceu, a definição exata de fé.

(2) Amorosa. Decidiram compartilhar o que tinham com quem não tinha nada. Jesus fez o mesmo por nós, pecadores, 2 Coríntios 8.9.

(3) Imediata. Eles não esperaram para ver se a fome seria suficientemente grave para justificar ajuda ou se outras congregações contribuiriam apenas para garantir que o trabalho fosse seguro. Eles acreditaram em Deus e agiram. Novamente, isso é o que é fé.

(4) Sábia. Os discípulos em Antioquia perceberam que, ao ajudarem os santos da Judeia, eles estariam fazendo a vontade de Deus, o que agradaria a Deus, os aproximaria de seus irmãos na Judeia e ajudaria a igreja a crescer ali e em Antioquia. Algumas congregações sem presbíteros podem usar este tipo de visão para ver que efeito o seu trabalho pode ter.

(5) Ordeira. Realizaram o ato de forma organizada. Escolheram Barnabé e Saulo para levar as ofertas. Estes tinham se provado como homens de confiança. Enviaram aos supervisores em Jerusalém, que entregariam aos servidores para a correta distribuição.

Este texto foi escrito muitos anos atrás numa espécie de notas para o livro de Atos. Reencontramos a obra enterrada numa pasta.

 

··· Assine o site gratuitamente:


 

One Comment

Comment 2024-02-15

Excelente.

Algumas vezes precisamos aprender o que as igrejas não faziam.