POR BRENT POLLARD ─ Ao caminhar por uma estrada rural de cascalho, muitas vezes noto as “pedras” brilhantes brilhando à luz do sol. Após uma inspeção mais detalhada, o mineral pode ter uma notável semelhança com o ouro. Quando criança, lembro-me de ter ficado entusiasmado com esta descoberta. Abençoado com uma mãe que promove oportunidades de aprendizagem, tive a oportunidade de colocar à prova meus ganhos inesperados. Ela leu um pouco em nossa Enciclopédia antes de ir para o fogão com meu “ouro”.
Minha mãe colocou o item sob inspeção sobre a chama do nosso fogão a gás com a pedra brilhante presa por uma pinça de tesoura. À medida que a chama atingiu o material, o cheiro de enxofre encheu o ar. O material dourado não derreteu, mas ficou vermelho brilhante; portanto, era pirita. Mais especificamente, era pirita de ferro. Fogo é a maneira como se testa para ver se algo é ouro ou “ouro de tolo”.
Como nos sentimos sabendo que também somos periodicamente colocados nas pinças acima do fogo? Claro, quero dizer isso metaforicamente. No entanto, chegam os tempos de testes. Pedro nos lembra que estas ocasiões nos permitem provar a nossa fé. Somos como aquele ouro testado pelo fogo. Observe que a salvação somente segue esse teste, 1 Pedro 1.6-9. Devemos lembrar que Jesus suportou as mesmas provações ardentes, mas sem pecado, Hebreus 2.17-18; 4.14-16. Ele, claro, nos deixa um exemplo a seguir, 1 Pedro 2.21.
Sim, devemos esforçar-nos para ser ouro refinado pelo fogo. Se formos mornos, como os laodicenses, Jesus pode muito bem nos aconselhar a comprar também dele ouro refinado, Apocalipse 3.17-19. Os laodicenses acreditavam ser prósperos, mas tinham os bolsos cheios de pirita. Jesus disse-lhes que ele reprovou e disciplinou aqueles que ama. Portanto, não é apenas o mundo que nos mantém acima do fogo. Às vezes, precisamos do castigo do Senhor para provocar o arrependimento.
Um dia daremos contas de nós mesmos a Deus, Romanos 14.12. Esse é o teste final. Deus será capaz de dizer rapidamente se somos ouro ou pirita. Aqueles que são ouro refinado entrarão no lugar que ele preparou para os justos, João 14.1-3. Para aqueles que são pirita, será um fogo inextinguível, Marcos 9.42-48. Quer exista ou não também o cheiro de enxofre, como a tradição muitas vezes associa ao inferno, ainda notamos que as Escrituras o descrevem como um lugar de trevas e de ranger de dentes, Mateus 13.41-43. Não é onde queremos passar a eternidade. Agora é a nossa hora de sermos refinados pelo fogo. Esforcemo-nos para garantir que somos Au (ouro) e não FeS2 (pirita de ferro).
Brent é evangelista americano que lida com vários problemas seríssimos de saúde.