O novo convertido deve ser batizado?

Reparou o problema da pergunta no título?

Faz algumas semanas que trabalhamos em material para novos convertidos. Fizemos também buscas pela internet. Encontramos uma folha em formato de PDF, publicada por uma entidade protestante, que ensina o que seus recém-convertidos devem fazer.

Um dos seus pontos é esta afirmação, colocando as palavras na boca da pessoa supostamente convertida: “Devo ser batizado e testemunhar aos outros o que Jesus fez por mim. Quanto mais eu falo sobre Jesus, mais forte minha fé se tornará”.

O autor da folha tem como base a doutrina protestante da salvação pela fé somente. Para ele, o batismo é algo feito depois da conversão. É um ato de testemunho aos outros. Não tem ligação nenhuma com a salvação.

Bem antes do ponto sobre o batismo protestante, a folha afirma: “Devo buscar e envolver-me em uma igreja bíblica”. A definição de “bíblica” varia entre os protestantes. Provavelmente, o autor se refere aos grupos protestantes conservadores chamados “evangélicos”.

Mais uma vez, há uma ação mencionada e recomendada antes do batismo, a de envolvimento numa comunidade. Ignora que a imersão na água é tanto para efetuar a salvação como também colocar a pessoa dentro da igreja de Deus, como Paulo escreveu aos santos em Corinto: “todos nós fomos batizados [para entrar] em um só corpo pelo único Espírito” 1 Coríntios 12.13 NVT.

Por que esta análise de uma folha simples de 12 pontos para novos adeptos ao protestantismo? Serve de alerta contra o uso de material denominacional, por mais inofensivo que pareça. Tais materiais se baseiam nas doutrinas protestantes. Às vezes, aparecem de forma óbvia, mas outras vezes a linguagem e as ênfases são sutis.

Há bons pontos nessa folha? Há, sim, recomendações importantes. Mas a presença da falsa doutrina no meio delas torna a folha mais problemática ainda.

A imersão na água é justamente o momento da conversão e o momento da inclusão na igreja de Deus. Que rejeitemos o uso de material de ensino que nega a sã doutrina da Bíblia.

··· Assine o site gratuitamente:


 

4 Comments

Comment 2024-01-14

Olá, irmão Randal. O assunto é muito pertinente, considerando que há muitas divergências de entendimento sobre o batismo bíblico no meio religioso. O batismo é para a salvação. Se uma pessoa se considera cristão e crer que sua salvação foi obtida no momento que teve fé (creu) no evangelho, e que o seu batismo é aprnas uma confirmação para ser considerado membro de uma determinada igreja, creio que não aconteceu o batismo bíblico. Os servos da igreja de Cristo precisam estudar cuidadosamente com as pessoas que vem do meio evangélico/denominações a doutrina da salvação. Porque nem todo o batismo por imersão significa que seja bíblico em conformidade com a vontade de Deus.

Comment 2024-01-14

Obrigado, Jardel, pelo comentário. Pois é, tem toda razão. É algo que nem mesmo muitos irmãos compreendem. Por isso mesmo o uso de tais materiais deve ser evitado na irmandade.

Comment 2024-01-16

Excelente questionamento.

Na Bíblia, não há salvação sem batismo. Até onde eu entendi.

Romanos 6:5 diz

Porque, se fomos unidos com ele na semelhança da sua morte, certamente o seremos também na semelhança da sua ressurreição.

Existe a semelhança com morte de Jesus, Jesus morreu e foi enterrado no túmulo. O nosso velho homem é semelhantemente enterrado nas águas do batismo.

A água do batismo purifica nossos corações e apenas com o coração puro podemos receber o ES (o ES não habita em coração sujo e com pecados).

Quando recebemos o ES no momento do batismo, já podemos saber que temos a marca do Senhor. Deus vai procurar aqueles que tem o ES no coração e vai chamar para o Reino Eterno.

Como uma cerimonia de casamento, que separa 2 etapas importantes da vida, o batismo separa as fases de pecador perdido e pecador salvo pela graça e misericórdia do Senhor.

Até onde eu entendi é isso e sigo aprendendo.

Obrigada, Randal

Comment 2024-01-16

É isso mesmo, Aida, a imersão na água é o divisor entre pagão e cristão, entre condenação e perdão. Por isso, devemos evitar material denominacional que ensina coisas contrárias.