Muito mais do que você imagina

O poder pertence a Deus.

O ser humano conta com os recursos que consegue ver. O discípulo de Cristo, porém, tem outra visão, pois enxerga o Invisível.

Para o curso já combinado faz tempo na congregação no bairro dos Pimentas, em Guarulhos, que será realizado no próximo sábado, propus o tema: “A Igreja Ilimitada”. Durante seis horas falarei sobre sete ou oito temas, todos facetas da Infinitude em que o cristão entrou.

Anos atrás, encontrei-me numa depressão por causa de uma mentira que eu falava para mim mesmo. Pensei que não tivesse opções para avançar, que estava impedido de trabalhar como planejado. Era mentira do diabo. Deus sempre tem um caminho para a frente, com poder, assim como ele oferece uma saída da tentação, em todos os momentos. Se fechar uma porta, abrirá outra.

Na bela declaração de Cristo sobre ele estabelecer sua igreja, nosso Senhor também disse, logo em seguida, que “as portas do Hades não poderão vencê-la” Mateus 16.18c. Os poderes do mal não prevaleceram quando Cristo morreu na cruz. Nem prevaleceram desde que a igreja foi estabelecida. As pessoas podem abandonar a fé, os falsos mestres podem entrar e causar estragos, a perseguição pode dispersar os santos, mas a igreja de Deus vai prosperar e viver para sempre. Seu sucesso é garantido. Na igreja o Salvador completará sua missão.

Onde quer que tenhamos falhado em viver e agir como a igreja ilimitada, é por falta de fé. Como os nove discípulos no vale que falharam para expulsar um demônio em uma criança possuída, enquanto a Transfiguração estava acontecendo em uma montanha alta, nossa falta de oração e jejum e confiança no poder de Deus nos deixou desnorteados e confusos. Nós nos perguntamos porque Deus não nos abençoou. Mas Isaías e Tiago já revelaram o problema. Deus não é fraco nem surdo. Nossos próprios pecados têm dado um curto-circuito na atividade do Céu no nosso meio. “Procuramos justiça, e nada! Buscamos livramento, mas está longe!” Isaías 59.11.

Talvez por isso tanta gente se volta para truques e estruturas denominacionais para fazer o trabalho. A nossa honra está em jogo, o nosso orgulho requer outras medidas. Os nossos egos enraizaram-se faz tempo. Assim, nossas orações, quando enviadas para cima, são feitas para gastar em nossas próprias paixões religiosas, Tiago 4.1-3. A verdade é que muitas vezes nem sequer pedimos, por causa do conflito interior e das lutas familiares.

A igreja de Deus é ilimitada porque Deus é ilimitado. Nossas orações são ilimitadas porque fazemos petição ao Deus ilimitado. Deus é omnipotente, o Todo-Poderoso. “O poder pertence a Deus” Salmo 62.11. Embora ele não compartilhe sua autoridade, ele nos concede livremente seu poder.

A doxologia em Efésios 3.20-21 precisa de estudo cuidadoso, porque é muito mais do que uma exclamação de louvor. É um mapa para a igreja ilimitada.

Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós, a ele seja a glória na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre! Amém!

Esta doxologia está localizada no meio da carta aos Efésios. Alguns o veem, juntamente com 4.1-6, como o centro e seção principal. O poder de Deus funciona dentro de nós, para que sua glória se demonstre através da igreja. Este poder está muito além da nossa imaginação. Deus fará mais em nós e através de nós do que ousamos sonhar — se cooperarmos.

Peçamos a Deus e sejamos ousados em nossos pedidos. Que dependamos do seu poder para sermos ousados em nossa ação.

Participe do curso no dia 14! Veja como fazer sua inscrição.

··· Assine o site gratuitamente:


 

3 Comments

Comment 2023-10-09

Obrigado irmão por nos lembrar que Deus não tem limites e que a palavra “impossível” não faz parte do Seu vocabulário

Comment 2023-10-10

Legal, Randal. Um aperitivo do que será esse encontro de irmãos no sábado.

Comment 2023-10-10

Ef. 3:20-21 segue vivo nos meus pensamentos desde a primeira vez que eu li.

Me alegro que tenha usado essa trecho.

Este texto foi feito para mim. Começo, meio e fim.
Impressionante.

Acertou uma vez mais.

Deus seja louvado.

Obrigada