O evangelho para todos: Quem era o apóstolo João?

POR DAVID HILL ─ Dizem que o relato do evangelho escrito por João, e que leva seu nome, foi escrito para “toda a humanidade”. O apóstolo João escreveu as palavras de Deus de tal forma a se dirigir a todos.

Este apóstolo compassivo ensinou claramente os passos finais da disciplina, marcando e evitando falsos mestres, 2Jo 9-11, e chamou a atenção de Diótrefes, acusando e ameaçando discipliná-lo, 3Jo. Ele claramente amava o Senhor e sabia que essas coisas deveriam ser feitas em amor pelos perdidos para restaurá-los.

A maioria acredita que João tinha um relacionamento especial com Jesus. Ele é retratado como se apoiando no Senhor, Jo 13.13. Na cruz, Jesus deu a ele o cuidado de sua mãe Maria, Jo 19.26. Ele estava com Pedro na ressurreição, Jo 20.2, e parece ter sido um corredor mais rápido que Pedro, 20.4. Foi João quem reconheceu Jesus quando ninguém mais o fez no Mar da Galileia, 21.7. Foi ele o objeto da investigação de Pedro sobre o futuro, João 21.20. Não há dúvida de que ele amava estar com Jesus.

Foi João quem deu os detalhes definitivos de quem Jesus era desde o princípio (a Palavra), Jo 1. Ele deu conta do primeiro milagre registrado do Senhor, Jo 2.1-11, que ocorreu em Caná da Galileia enquanto Jesus estava em uma cerimônia de casamento com Maria. Ele registra as duas vezes em que o Senhor purificou o templo, 2.15; 19.45.

João é conhecido por muitos como o mensageiro do novo nascimento. Um nascimento de amor, Jo 3.16; 15.13, da água e do Espírito, Jo 3.3-5, e do plano do Céu, 3.31-36, para a salvação do homem. Muitos criticam a água do batismo. Quem colocou água no plano? Deus o fez por meio de Jesus Cristo. Enquanto muitos acham a água inconsequente, Jesus não achou — então deixe-os discutir isso com Jesus. Jesus disse que é essencial para a salvação e João registrou para todos verem.

A linha do tempo do ministério terreno do Senhor é melhor vista no registro de João. De Páscoa a Páscoa, como disse o estudioso J.W. McGarvey, os três anos de ministério terreno são notados claramente, Jo 2.13-25; 5.1-47; 7.1; 20.

Há uma história de amor contada. João registra o amor de Deus por toda a humanidade, João 3.16. Qualquer coisa menos que obediência amorosa não é suficiente e desrespeita o dom inestimável de Deus em Cristo Jesus. O amor que emana do grande amor de Deus é o amor uns aos outros em Cristo, Jo 13.35. Sim, a maneira como amamos o outro revela o amor de Cristo. Há uma história de amor que surge do amor de um discípulo pelo Mestre. O amor esperado do homem é visto na obediência amorosa à oferta celestial de amor, Jesus Cristo, Jo 14.21, 23-24; 1Jo 5.3. Este também é um registro de fé. A fé obediente vem do verdadeiro amor a Deus. Sem amor e a fé que vem dele, não se pode agradar a Deus, Hb 11.6. Tudo isso está ligado pelo registro escrito de João.

É João quem fala da vida em Cristo como uma videira, Jo 15. João informa todas as pessoas sobre a obra do Espírito de Deus na revelação da mensagem celestial. João registra a oração real do Senhor no capítulo 17, identificando a palavra de Deus como “verdade”, 17.17. Finalmente revelada para todos verem e conhecerem está a natureza do Reino, Jo 18.36.

Há muito mais para saber a respeito do relato do evangelho de João. Mas isso é apresentado para ressaltar o valor do estudo deste relato que se diz ter sido escrito para toda a humanidade.

David é Presidente da Faculdade bíblica do Tenessi, nos EUA. Este artigo foi publicado em inglês no site da faculdade.

···

Comente publicamente este artigo por meio deste formulário, ou envie email ao editor.

Assine o site gratuitamente: