Por que estudar o livro dos Salmos

Evangelista dá 5 motivos.

POR ANDY BAKER

Porque eles enfatizam um grande Deus

“Invocarei o Senhor que é digno de todo o louvor” 2 Samuel 22.4 OL; Salmo 18.3. O Deus revelado e louvado nos Salmos é impressionante, Salmo 47.2. Ele é amoroso, perdoador, misericordioso e gracioso para com os justos, mas temível, vingativo, irado e pronto para julgar os ímpios. Numa palavra, os Salmos revelam que Deus é santo, perfeito na ira e perfeito no amor. Que Deus poderoso a quem servimos, Salmo 98.1!

Porque enfatizam uma grande confiança em Deus

O livro dos Salmos ajuda aqueles que não sabem para onde se dirigir ou o que fazer, cf. Salmo 7. Eles enfatizam uma confiança inabalável em Deus. Do Salmo 1 ao Salmo 150, os salmistas desejam deleitar-se no Senhor e na sua lei, Salmo 1.2-3; Salmo 150.2. Mesmo quando nossas ações não são o que deveriam ser, os Salmos nos lembram de buscar a misericórdia e o perdão do Senhor e ainda confiar nele, não importa o que aconteça, Salmos 32; 51.

Porque nosso Salvador adora ouvi-los e cantá-los

Qual você acha que é o hino favorito de Jesus? “Ao ver a Cruz”? “Senhor Jesus, te amo”? “Deus é Pai, Deus é amor“? Estamos cantando para um Salvador e Deus que adora ouvir nossos hinos. Por que a sala do trono de Deus está cheia de cânticos, Apocalipse 4-5? Por que Jesus cantou um hino com seus discípulos na noite mais escura que ele passou nesta terra, Mateus 26.30? Por que Jesus tinha as palavras de um salmo em seus lábios quando estava pendurado na cruz, se elas não estavam perto de seu coração, Marcos 15.34?

Porque todos nós temos momentos em que não conseguimos encontrar as palavras certas

Há vários anos, tive um jovem em meu escritório que estava completamente quebrantado por causa do pecado e lutava para expressar sua tristeza e culpa. Convidei-o a abrir o Salmo 51. Ele leu os primeiros versículos. Ergueu os olhos da mensagem e disse: “Como ele sabia que era exatamente isso que estou sentindo?!” Quando palavras, emoções e pensamentos nos falham, olhemos para os Salmos. São palavras de homens inspirados e piedosos que já passaram exatamente por onde estamos e expressaram a Deus seus (e nossos) desejos, falhas e necessidades mais íntimos.

Porque a poesia deles pode tocar a alma como nada mais

A palavra de Deus é incrível por muitas razões, e uma delas são os diferentes estilos de literatura usados ​​para transmitir o que Deus quer que façamos ou sejamos. A poesia pode despertar emoções e atiçar o fogo da devoção amorosa de uma forma poderosa. Assim, Tiago dá a admoestação para os alegres “cantarem salmos”, isto é, direcionarem a alegria que podemos ter para o Doador de todas as coisas boas, Tiago 1.17; 5.13. O amor fervoroso que temos por nosso Pai, por seu Filho, por seu Espírito e por nosso próximo pode brotar dos salmos e tocar nossos corações e os corações dos outros.

Andy Baker é um evangelista no estado americano do Texas. Ele e sua esposa Kathryn têm duas filhas e um filho. Este artigo foi publicado primeiro no site: “Scattershot Report”, e traduzido com sua permissão.

··· Assine o site gratuitamente: