Uma definição da santificação

Quando alguém se torna cristão, torna-se santificado.

Nota: O seguinte artigo vem do livro do irmão J.C. Choate: Divine Definitions (World Literature Publications, 1978), pág. 29. O irmão J.C. ensinou o evangelho em muitos países asiáticos durante muitos anos. Outros artigos dele podem ser lidos no site sob a etiqueta: JCChoate.

Separar; tornar santo; Deus separou muitas coisas para um propósito específico, para serem usadas de acordo com a sua vontade.

Muitas pessoas pensam na santificação como algo misteriosa; algo que se encarrega de uma pessoa e a controla; uma experiência profunda inexpressível, e assim por diante. Contudo, a Bíblia ensina que o povo de Deus foi santificado, e ser santificado significa simplesmente que foi separado para fazer uma obra, e esta é a obra de Deus. Agora não há nada de misterioso nisso.

Todo cristão foi santificado. Não é uma questão de se tornar um cristão e depois se tornar santificado, mas entenda que todo cristão é santificado. Na verdade, no exato momento em que alguém se torna cristão, essa alma se torna santificada, separada ou santa, no sentido de que é um cristão, que é um servo de Deus.

Para uma pessoa não ser santificada significa apenas uma coisa: ela não é cristã ou não é salva. Por outro lado, se uma pessoa é santificada, isso significa que essa alma se separou das coisas do mundo, que obedeceu ao Senhor e, assim, salvou, um cristão e sinceramente devotado à causa de Cristo, em o sentido de viver fiel a Deus até o fim.

Referências bíblicas: João 17.17; Atos 20.32; Romanos 15.16; 1 Coríntios 13.30; 2 Tessalonicenses 2.13; 1 Peter 1.2; 3.15; Judas 1.

Para mais definições e artigos sobre conceitos bíblicos, ver o Dicionário de vocabulário bíblico, Fascículo I (Projeto Alcance, 2019).

··· Assine o site gratuitamente: