7 pontos sobre ‘a doutrina de Deus’

É a última frase da seção.

Notas sobre a frase: “a doutrina de Deus” em Tito 2.10, dentro do seu contexto.

Quanto aos servos, que sejam, em tudo, obedientes ao seu senhor, dando-lhe motivo de satisfação. Que não sejam respondões, nem furtem, mas que deem prova de toda a fidelidade, a fim de que, em todas as coisas, manifestem a beleza da doutrina de Deus, nosso Salvador. Tt 2.9-10 NAA.

(1) A palavra “doutrina” significa simplesmente “ensino”, embora muitas religiões façam uma distinção, aplicando “doutrina” aos ensinos particulares de cada grupo. (Ver Os maiores assuntos da Bíblia.)

(2) Aqui, como em muitos textos, doutrina é sinônimo do evangelho, a mensagem a ser anunciada, ficando claro que é algo essencial à salvação. (Ver nota da Bíblia de estudo NVI, e a NBV, por exemplo.)

(3) É doutrina a respeito de Deus ou que procede de Deus? (Ver versões como NTLH, NVT, VFL etc.) A expressão permite entender uma ou outra ideia, ou ambas.

(4) Deus é “nosso Salvador”. Ele é, no final das contas, aquele que salva. Esta frase nos prepara para o belo resumo da “graça salvadora” vv. 11-14. Compare Deus como Salvador à afirmação sobre Jesus no v. 13.

(5) Nossa vida correta deve tornar atraente a doutrina de Deus para os de fora. Exemplo e palavra são a combinação perfeita.

(6) Esta palavra, escrita aos escravos, termina a seção sobre os deveres de vários grupos, vv. 1-10, e se aplica bem a todos “em todas as coisas”.

(7) Os mandamentos de Deus podem ser obedecidos por todos, independente de classe ou situação de vida. E o evangelho pode ser anunciado por todos também.

··· Assine o site gratuitamente: