12 passos para uma atitude positiva e agradecida (II)

Segunda parte de duas continua com as sugestões.

DE GERALDO COWAN ─ Esta é a segunda parte do artigo. Ver a primeira aqui.

(7) Veja e reconheça o que há de bom nos outros, 1 João 1.4-7; 2 João 4; 3 João 3-4. Seja grato pelo potencial para o bem que existe nos outros. Acredite que o bem pode ser cultivado e o negativo removido dos outros.

(8) Seja um embaixador da boa vontade e das boas obras para todas as pessoas que encontrar. Uma coisa é desejar o melhor a uma pessoa: “Tenha um bom dia. Que você prospere e tenha boa saúde, tanto de corpo como de alma” 3 João 2. Mas coisas boas podem não acontecer para os outros, a menos que você realmente as faça, e não apenas deseje isso para eles, Tiago 2.15-16.

(9) Pratique o princípio da substituição. Retribua o mal com o bem, Romanos 12.21.

(10) Expresse apreciação e louvor pelo que os outros fazem por você, Filipenses 1.19-20.

(11) Permita que outros lhe deem e façam coisas por você. É mais abençoado dar do que receber, Atos 20.35. Alguns se contentam apenas em receber e não sentem vontade de dar ou fazer aos outros o que vocês teriam dado e feito, Mateus 7.12. Não se recuse a receber. Deixe que outros tenham a bênção de dar a você ou fazer algo por você. Há uma grande diferença entre ser apenas um recebedor e ser um receptor cortês e grato. Um certo receptor meu conhecido se autodenominava um facilitador de bênçãos – disposto a receber para que outros pudessem ser abençoados dando. Embora esse sentimento possa ser facilmente distorcido, há certamente uma medida de verdade válida nele.

Receber dos outros não significa que você não deva dar aos outros. Todos nós precisamos tanto da bênção de dar quanto da bênção de receber – todos nós precisamos do sentimento caloroso e benevolente que advém do compartilhamento de nossas bênçãos.

(12) Pratique a oração positiva. Orações de petição e intercessões devem ser feitas com fé, acreditando em Deus que é capaz e está disposto a ajudar e a dar. (…) em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus”. A oração não é completa e adequada a menos que contenha ação de graças, Filipenses 4.6-7.

CONCLUSÃO

Se você acha que não tem nada pelo que agradecer, pensamentos como estes podem ajudá-lo a começar:

  • Se tivermos alimentos nutritivos em abundância e acesso fácil a água potável, estaremos em melhor situação do que dois terços da população mundial.
  • Se você tiver boas roupas, uma casa para morar e transporte fácil, metade do mundo invejaria você.
  • Se você tem (ou teve) pais que amam você e se amam – que tesouro abençoado é esse!
  • Se a sua alma foi salva pela obediência a Cristo, você tem algo que menos de um em 6.000 pode reivindicar com qualquer segurança razoável. Todas as outras coisas pelas quais você pode ser grato não valem nada se você não estiver entre os salvos por Jesus Cristo.

O irmão Geraldo envia por email sua publicação de “Periódicos pessoais”. O texto acima veio do no. 779.

··· Assine o site gratuitamente: