Seguindo de perto a vida de Paulo

Informação

  • Título: Seguindo de perto a vida de Paulo
  • Texto base: 2 Timóteo 3.10-11.
  • Tese: A lista de sete facetas, ou aspectos, do serviço do apóstolo Paulo revela uma riqueza de lições para o homem em Cristo.
  • Ocasião: Encontro de homens da RMVale, 2023-09-09, no Parque da Cidade, às 8h.
  • Objetivos:
    • Demonstrar como trabalhar o texto dentro do contexto do capítulo e da carta de 2Tm;
    • Expor a estrutura e o significado do texto, os quais têm aspectos que não ficam evidentes à primeira leitura.
    • Motivar o ouvinte a imitar a vida de Paulo.

Introdução

Mas você tem seguido de perto o meu ensino, a minha conduta, o meu propósito, a minha fé, a minha paciência, o meu amor, a minha perseverança, 2 Timóteo 3.10 NVI.

É bem interessante a tradução da Contemporary English Version de 2Tm 3.10. Traduzi o verso para o português:

Timóteo, você sabe o que ensino e como vivo. Você sabe o que eu quero fazer e no que eu acredito. Você viu como sou paciente e amoroso, e como no passado suportei problemas e sofrimentos (…)

A Nova Bíblia Viva procura fazer uma tradução semelhante, mas erra ao trocar a referência ao ensino para sua crença:

Mas você tem me observado, e sabe que eu não sou dessa espécie de pessoa. Sabe o que eu creio, a maneira como eu vivo e o que eu quero. Conhece minha fé em Cristo e sabe como tenho sofrido. Conhece o meu amor por você e a minha perseverança.

  • O verbo principal lembra Timóteo do que já tinha feito, semelhante a 3.15.

    Paulo indica que Timóteo “seguiu” esses exemplos, dados nos versículos 10 e 11. “Seguido” vem da palavra grega parēkolouthēsas, que significa “observar de perto, seguir, imitar ou examinar em profundidade”. Em outras palavras, Timóteo tem conhecimento pessoal do exemplo de Paulo, estudou-o atentamente e acompanhou-o nestes casos no passado. (Fonte)

  • Paulo falava bastante em termos de seguir o exemplo dele, 1Co 10.31─11.1; Fp 4.9b: “Ponham em prática tudo o que vocês aprenderam, receberam, ouviram e viram em mim. E o Deus da paz estará com vocês”.

7 pontos

Vários pontos desta lista são dignas de consideração.

Primeiro, é o ensino, ou doutrina, que encabeça a lista. O assunto da doutrina “ocupa lugar proeminente nas cartas” aos evangelistas. “Timóteo tinha sido privilegiado a ouvir as exposições de Paulo a respeito de muitos temas” (Guthrie). Paulo dá semelhante posição proeminente ao corpo único em Efésios 4.4-6, carta esta cujo tema é a igreja.

Segundo, na língua original há apenas um adjetivo “meu”, que se aplica a lista inteira dos sete itens e une o grupo. (A Tradução brasileira mostra isso.) Como o fruto (singular) do Espírito, em Gálatas 5, esta lista também é inseparável.

Terceiro, a lista consta de sete itens. Sete é o número simbólico da perfeição ou completitude. Nada faltou no serviço que Paulo prestou a Deus. Temos a mesma possibilidade de nossa vida e serviço em Cristo serem completos também, ver Cl 1.28; 4.12. Não devemos pensar que isso é qualidade apenas de apóstolo.

Quarto, pode haver alguma estrutura proposital à lista. A CEV agrupa a lista em três pares. Mas talvez uma estrutura quiástica seja possível. Neste caso, o elemento do meio, a fé, seria o foco principal. Fé pode significar aqui a fidelidade ou a convicção.

  • A. ensino
    • B. conduta
      • C. propósito
        • X. fé/fidelidade
      • C’. paciência
    • B’. amor
  • A’. perseverança

Podemos observar os seguintes pontos a partir desse arranjo:

  1. O ensino foi sempre o mesmo porque Paulo perseverou apesar da perseguição. Ele não procurou agradar aos homens.
  2. A conduta teve suas atitudes definidas pelo amor.
  3. O propósito de Deus permaneceu sempre o mesmo na vida de Paulo porque exerceu paciência com todas as pessoas, em todos os momentos.
  4. As coisas acima definem a natureza da fidelidade.

Quinto, Paulo usa o termo “propósito” que, em outros lugares, é só usado para os propósitos de Deus. Várias edições católicas preferem traduzir como “projetos”. A edição Vozes traduz como “meu ideal”, que considero infeliz. Paulo alinhou seu propósito de vida com o grande plano de salvação de Deus. Este era o que orientava sua vida, pois até seu chamado por Jesus foi com esse intuito.

Sexto, a lista faz contraste com a lista de pecados em 3.1-5. Esta é marcada por amor egoísta e amor aos prazeres, e não amor por Deus. Para se encaixar dentro da primeira lista, não é preciso fazer nada. Para ter as qualidades da segunda, é preciso de muito esforço.

Sétimo, a lista mostra o caminho para o sucesso. No v. 9, Paulo falou do fracasso dos corrompidos: “eles não farão mais progresso” (IEBt). Ao imitar Paulo, Timóteo está no caminho certo para o sucesso! Ele não deve ser como os outros que têm “aparência de piedade, mas negando o seu poder” v. 5.

  1. O sucesso é devido ao livramento do Senhor, v. 11.

Conclusão: E agora?

  • Tão próxima observação e imitação da parte de Timóteo o tornou capaz, junto com a Escritura, v. 15, a ensinar outros, 1Co 4.17:
    • “Por essa razão estou lhes enviando Timóteo, meu filho amado e fiel no Senhor, o qual lhes trará à lembrança a minha maneira de viver em Cristo Jesus, de acordo com o que eu ensino por toda parte, em todas as igrejas”.
  • Como está a sua convivência com a Palavra e com os irmãos, especialmente os que levam a vida íntegra de Cristo?
  • Viva a vida de Cristo. Seja exemplo aos outros. Fale a palavra de Deus com a confiança do homem fiel.
··· Assine o site gratuitamente: