Resumo da carta de 1 João

João faz alerta e tranquiliza os fiéis.

POR JAY SMITH ─ O livro de 1 João é uma epístola geral (uma carta apostólica). Foi escrito pelo discípulo e apóstolo João, por volta de 85-95 d.C., provavelmente em Éfeso. As personalidades principais são os apóstolos Pedro e Paulo.

O seu objetivo era alertar sobre a ameaça crescente de falsos ensinamentos e tranquilizar os cristãos sobre a sua fé e amor em Jesus Cristo.

A carta foi escrito para combater os falsos ensinamentos que tinham a ver com a negação de que Jesus tinha um corpo humano genuíno, 1.1. Esta visão gnóstica da matéria como sendo má levou a duas respostas: ascetismo ou licenciosidade. João escreve muito claramente para apresentar os verdadeiros testes de um verdadeiro cristão. Esses testes também contradiziam a abordagem gnóstica licenciosa do cristianismo. Ele fornece vários meios para medir a realidade da experiência de conversão de alguém.

Nos capítulos 1-2, João tranquiliza os fiéis explicando: “Deus é luz e nele não há treva alguma” 1.5. Ele escreveu que se os pecados fossem confessados, Deus os purificaria, porque Jesus é a propiciação por “todo o mundo” 2.2. Porque João estava ciente do ataque contínuo de falsos ensinamentos, ele então exortou os fiéis a não amarem e seguirem o mundo porque este não era do Pai e acabaria por desaparecer. O discernimento é necessário para impedir os constantes ataques de heresia.

Nos capítulos 3-4, João ensina sobre o amor de Deus e que através do seu amor ele enviou Jesus, “para destruir as obras do diabo” 3.8. Portanto, os fiéis devem amar uns aos outros não apenas com palavras, mas também “em obras e em verdade” 3.18, como Jesus ordenou.

No capítulo 5, João exorta os cristãos a viverem pela fé porque através da nossa fé em Cristo vencemos a maldade do mundo. Além disso, João escreve uma das declarações mais poderosas e seguras a respeito da obra de Jesus na cruz: “Escrevi estas coisas a vocês que creem no nome do Filho de Deus para que saibam que têm a vida eterna” (v. 13). João queria que todos os fiéis soubessem, com toda a certeza, que, por causa de sua fé e confiança em Jesus Cristo, eles passariam toda a eternidade com ele.

··· Assine o site gratuitamente:


 

One Comment

Comment 2024-01-16

Obrigada, Randal, pelo encorajamento.