No livro de Roger Dickson, Estudos na doutrina de Cristo, o autor me permitiu inserir algum parágrafos a mais, pois o material original foi escrito para o formato de fichas plastificadas. A obra é resumida mas bem escrita e cobre diversos assuntos.
(As minhas contribuições são bem marcadas para distingui-las da parte do autor.)
Um parágrafo meu diz respeito à parte de Deus e à parte do homem na salvação, ilustrada na versão NVI em Gênesis 17:
Que existem as duas partes, a de Deus e a do ser humano, fica claro nas palavras do Senhor a Abraão, em Gênesis 17.3, 9, ao estabelecer com ele aliança: “De minha parte (…) De sua parte”. Deus tomou a iniciativa; o ser humano responde com fé e obediência. O Senhor tornou tudo possível; o ser humano é feliz recipiente da bênção divina. Deus convida ao ser humano para participar do projeto eterno; este pode aceitar ou recusar.
As evidências para a existência das duas partes aparecem por todo lado da Bíblia.
Um exemplo é uma nota na versão americana: New English translation. A nota explica um acréscimo posterior ao texto grego de 1 Pedro 1.22, pois alguns poucos manuscritos acrescentam, depois da palavra “verdade”, a frase: “por meio do Espírito”. A NET explica que a frase foi “adicionada para mostrar mais fortemente a parte de Deus na obediência do homem à verdade. Mas o acréscimo ignora a força que o autor dá ao ‘purificado’ e estraga o equilíbrio entre os versos 22 e 23 (pois no verso 23 a ênfase está na parte de Deus; aqui, na parte da humanidade)”.
O texto diz assim:
Agora que vocês purificaram a sua vida pela obediência à verdade, visando ao amor fraternal e sincero, amem sinceramente uns aos outros e de todo o coração. Vocês foram regenerados, não de uma semente perecível, mas imperecível, por meio da palavra de Deus, viva e permanente.
É bom querer salvaguardar e ressaltar a parte de Deus no processo da salvação. Porém, parece que alguns copistas dos manuscritos gregos não acharam o equilíbrio divino suficiente para seu gosto.
Há gente, até no nosso meio, que quer enfatizar demais a parte de Deus também. Tais pessoas não gostam de falar da parte do ser humano no processo da salvação, pois é a obediência necessária à salvação que nos distingue, como povo de Cristo, em grande parte, dos outros.
Cabe a nós, portanto, falar em alto e bom som sobre a parte de Deus bem como a parte do homem. É necessário falar das duas para que as pessoas recebam, pela fé e obediência, a graça salvadora do Senhor.
Você pode adquirir o livro de Roger enviando um PIX no valor de R$37,90 para nubank@randal.fastmail.fm.
One Comment
Excelente.
Meu primeiro contato com o livro dele foi na Escola da Bíblia em Campo Grande.
Nunca mais o livro dele passou na minha frente. Uma pena.
E agora recebo com seu acréscimo
Obrigada, Randal