POR HUGH FULFORD ─ Comecei a pregar o sermão: “Coisas que nos ajudarão a viver melhor”, durante meus tempos de colégio. É um sermão que é eternamente relevante e nunca envelhece. As suas verdades são intemporais e os seus pontos ainda precisam de ser sublinhados porque todos nós precisamos de ser desafiados a viver uma vida melhor. O evangelho e seus princípios são imutáveis e imutáveis, Romanos 1.16; Gálatas 1.6-9. A palavra de Deus é seu poder para transformar vidas, Tiago 1.21.
Com o tempo, comecei a ver outra verdade que senti que precisava ser enfatizada no sermão. Na verdade, foi um ponto que mais tarde usei para começar o sermão – a bondade de Deus! A bondade de Deus e seu amor e cuidado com seu povo deveriam ser uma das motivações mais fortes para todos nós vivermos uma vida melhor.
Deus realmente é muito bom para toda a sua criação!
- “Provem, e vejam como o Senhor é bom. Como é feliz o homem que nele se refugia!” Salmo 34.8.
- “Tu és bondoso e perdoador, Senhor, rico em graça para com todos os que te invocam” Salmo 86.5.
- “Deem graças ao Senhor porque ele é bom; o seu amor dura para sempre” Salmo 106.1.
- “O Senhor é bom para todos; a sua compaixão alcança todas as suas criaturas” Salmo 145.9.
Leia esses versículos. Deixe-os penetrar profundamente em seu coração. Então pergunte a si mesmo: “Se Deus é tão bom para mim, como posso não querer viver uma vida melhor para ele?”
A bondade de Deus é demonstrada de diversas maneiras. O apóstolo Paulo pregou um sermão aos pagãos que não conheciam o único Deus verdadeiro. Em seu sermão ele declarou:
Deus vivo, que fez o céu, a terra, o mar e tudo o que neles há. No passado ele permitiu que todas as nações seguissem os seus próprios caminhos. Contudo, Deus não ficou sem testemunho: mostrou sua bondade, dando-lhes chuva do céu e colheitas no tempo certo, concedendo-lhes sustento com fartura e um coração cheio de alegria. Atos 14.15-17.
Deus faz nascer o seu sol sobre maus e bons, e envia chuva sobre justos e injustos, Mateus 5.45. Todas as criaturas da terra dependem dele pelo ar que respiram e pela água que bebem! É “nele que vivemos, nos movemos e existimos” Atos 17.28.
Tiago, o irmão de Cristo, escreveu: “Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, que não muda como sombras inconstantes” Tiago 1.17. Conhecemos realmente a fonte de nossas muitas bênçãos materiais? Nós as apreciamos? Aceitamo-los sem nunca ou raramente darmos graças àquele que é a fonte de todos eles? Eu peço a Deus para que nunca aconteça isso!
Paulo escreveu: “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo” Efésios 1.3.
Como filho de Deus, você já tentou contar suas bênçãos espirituais? Quanto mais você pensa sobre eles, mais extensa se torna sua lista. No entanto, Deus é a fonte de todos eles! E todos eles são encontrados em Cristo. Na verdade, “Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” João 3.16. Estas realidades não nos fazem querer viver melhor e ser uma pessoa melhor?
A bondade de Deus deveria levar todos ao arrependimento e a uma vida vivida para ele. “Ou será que você despreza as riquezas da sua bondade, tolerância e paciência, não reconhecendo que a bondade de Deus o leva ao arrependimento?” Romanos 2.4.
- Como podemos ser duros … frios … indiferentes?
- Como podemos ser rudes e desamorosos com os outros quando Deus tem sido tão gentil e amoroso conosco?
- Como podemos continuar a guardar rancor … a ser implacáveis … às vezes até sem vontade de falar com outra pessoa ou de reconhecer a presença de outra pessoa feita à imagem de Deus?
- Como podemos ser mornos … indiferentes em nossa devoção ao Senhor … indiferentes em relação a assuntos espirituais?
- Como podemos continuar a viver em rebelião a Deus e à sua palavra?
Uma consciência aguçada da bondade de Deus deveria motivar todos nós a fazer melhor, a ser melhores e a viver melhor!
Sim, tenho pregado o sermão: “Coisas que nos ajudarão a viver melhor”, há mais de 70 anos. Pretendo continuar pregando isso. Eu preciso ouvir isso! Meus irmãos e irmãs em Cristo precisam ouvir isso! Aqueles que nunca se tornaram filhos de Deus pela fé em Cristo e pela obediência ao seu evangelho precisam ouvir isso! Mais do que isso, todos nós precisamos agir baseados nisso. E acredito que tudo começa com a consciência da bondade e da graça de Deus!
O irmão Hugh é pregador idoso que ainda trabalha no Reino e escreve um newsletter em inglês, sempre interessante, enviado por email: Hugh’s News & Views. Para recebê-lo, manifeste seu desejo aqui e reenviaremos para ele.