Cristo (…) aboliu a lei com os seus mandamentos e suas regras. O seu propósito era fazer a paz ao criar em si mesmo um novo povo daqueles dois povos. Efésios 2.15 VFL.
Jesus reuniu as pessoas da maneira certa, através de sua morte sacrificial. Judeus e gentios ─ todos os seres humanos ─ agora podem formar um único povo, povo de Deus, povo do Reino, povo da salvação.
A Lei de Moisés serviu para mostrar a natureza e as consequências do pecado. Ela conduziu Israel até Jesus, até a sua cruz. Com seu sacrifício, não havia mais necessidade para a Lei, pois ela cumpriu sua função.
Isto ocorreu no corpo de Cristo crucificado. Sua morte trouxe não somente vida, mas também reconciliação e comunhão, com Deus e com as outras pessoas que também recebem o perdão da Cruz.
A Cruz é a única maneira de reunir as pessoas ainda hoje. Ela é que tem de ser proclamada, para que seus bons efeitos sejam aplicados na vida do ouvinte. A salvação não é automática nem universal. Por isso, nosso apelo sempre está centrado em incentivar as pessoas a:
- receber a mensagem da Boa Nova de Cristo,
- aceitar somente o que a Bíblia diz,
- abandonar o pecado e a religiosidade popular,
- encontrar alegria no cumprimento dos deveres espirituais (piedade),
- obedecer todo mandamento de Jesus,
- viver o amor fraternal na comunidade dos cristãos, e
- seguir ao Senhor para oferecer a todos a esperança.
Nosso mundo se esforça para criar cada vez mais divisão, seja na política, na religião ou na economia. Jesus nos reúne. Nele está a nossa paz.
- Você achou a leitura do artigo acima leve ou pesada?
- Faltou algo de importância na lista de assuntos no final?
- A ênfase dada no artigo na Cruz de Cristo é justificada?
One Comment
Não foi pesado, de maneira nenhuma.
Foi apropriado para a realidade atual.
E sobretudo provoca reflexão para o que estamos fazendo, entendendo, praticando e falando formal ou informalmente.
Excelente como sempre.