Sirva ao cônjuge

Quer entrar no “ministério”? Já está em casa.

Portanto, cada um de vocês também ame a sua mulher como a si mesmo, e a mulher trate o marido com todo o respeito. Efésios 5.33

Alguns irmãos almejam entrar no “ministério”. Por isso, quer dizer trabalhar em tempo integral com a igreja. (Pensam ser mais fácil do que um emprego secular.) Este uso do termo é mais um empréstimo do protestantismo. Não existe um termo exclusivo para o trabalho em tempo integral com a igreja. Os termos ministério e serviço são traduções para o mesmo substantivo na língua grega: diakonia.

Pois bem, numa lista de grandes verdades que fizemos como resumo do Caminho, o nono item é este: “A família nuclear é a base de tudo”. O serviço a Cristo, à igreja e ao mundo começa em casa. O bem-estar da igreja depende de lares fortes na fé e ativos na obra de Cristo. E dentro do lar, tudo depende do relacionamento conjugal.

A própria vida espiritual pode ser atrapalhada quando o casal não está bem. Ver 1 Pedro 3.7, por exemplo. O amor do marido pela esposa e o respeito da esposa para com o marido são os serviços—ou “ministérios”, se prefere falar assim—mais básicos de todos.

Pense no primeiro século—e no que deve estar acontecendo hoje: Congregações se reuniam nas casas. As famílias recebiam os irmãos em Cristo. Os lares eram lugares de amor, alegria, paz e perdão. Os casais estabeleceram o tom, adoçaram o ambiente para a congregação.

Quer entrar no “ministério”? Já está em casa. Faça bem este serviço. Assim, Deus poderá usar você para outros trabalhos ainda.

Contudo, não se serve em casa apenas para poder fazer outros trabalhos. As almas do cônjuge e dos filhos são a primeira responsabilidade. Deus os ama e os entregou aos seus cuidados. Portanto, sirva a eles.

Pai, que eu seja fiel no meu serviço aos que me são mais importantes. Ajuda-me a levá-los para o Céu comigo.

··· Assine o site gratuitamente: