Quanto lhe for possível, não deixe de fazer o bem a quem dele precisa. Provérbios 3.27
Uma reflexão bíblica em site religioso popular lamentou a escolha que tanta gente faz de seguir o mal, como a vida de drogas e crime. Deixou, porém, de mencionar a ação necessária para ajudar tais pessoas a escolher a porta estreita de Cristo. O Senhor nos leva a agir.
O bem. O verso não define o bem. O livro de Provérbios foi escrito para o povo de Deus. Os israelitas tinham recebido instrução intensa, desde pequenos, sobre a natureza do bem. Incluía promover justiça no seu meio, cuidar dos menos afortunados entre eles, respeitar os estrangeiros que viviam entre eles, ensinar aos outros a lei de Deus. O bem para os cristãos inclui algo que não era função de Israel: anunciar aos de fora o caminho da salvação. De fato, este o o maior bem de todos.
Quem precisa. Necessidades variam de pessoa em pessoa, e de tempos em tempos. Qual o maior bem que todos precisam em todo o tempo? A salvação eterna. Qual o discípulo que faz algum bem sem se esforçar para oferecer o maior bem, o eterno?
Aqui não é apenas uma bondade genérica que o autor recomenda, mas sim a que surge de quem reconhece que Deus é soberano e todo-poderoso e confia nele para sua segurança, ver versos 19-26. Não é exatamente disso que o mundo precisa?
Quanto lhe for possível. Nem sempre estamos em posição de ajudar, pela natureza da necessidade. Mas o cristão que já aprendeu a verdade e vive na bênção em Cristo sabe como chegou nele e deve comunicar este conhecimento a todos. Isto sim, é possível para todo discípulo do Senhor. Esta é a nossa missão. Para isso fomos enviados ao mundo inteiro, a toda criatura. Você faz este bem aos outros?
Deus Iavé, o bem que nos fazes ajuda-nos a fazer aos outros.