Conheço as suas obras; você tem fama de estar vivo, mas está morto. Apocalipse 3.1c
Deus sabe quem somos no interior, pois ele nos conhece a fundo. Consegue olhar além do exterior, repara além das palavras para as intenções e pensamentos secretos. O mesmo se pode afirmar sobre seu conhecimento das congregações.
Como Senhor, Jesus tem suas congregações na mão e anda entre elas. Conhece intimamente o estado verdadeiro de cada uma. Nos capítulos 2 e 3 do livro de Apocalipse, ele avalia sete congregações na província da Ásia. Estas foram escolhidas para alertar todas: “Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas” Apocalipse 3.6.
Tem congregação com fama de estar viva, pois tem pregador animado, reunião agitada, hinos comoventes e orações fervorosas. Mas ela está morta, porque sua obediência não é completa no Senhor.
Tem congregação com fama de estar viva, porque promove eventos, constrói seu próprio prédio, recebe fundos de fora e enche seu espaço de gente, mas ela está morta, porque seu ensino não condiz com a sã doutrina de Cristo.
Tem congregação com fama de estar viva, porque tem longa e distinta história, placa de identidade na frente e orgulho de ser igreja fiel, mas ela está morta, porque não avança na missão de Jesus.
O Senhor é Salvador e Juiz. Ele julgará cada pessoa e cada congregação de acordo com suas palavras e suas ações. Deixou nas nossas mãos o critério pelo qual nos julgará. Este critério se chama “Bíblia”. E ele não fará nada diferente do que revelou nas Escrituras Sagradas.
Senhor Deus, que Jesus nos encontre preparados na hora da sua vinda, como congregação que agrada e glorifica o Nome.