‘Vocês nunca leram?’

Mais um texto bíblico da série: Conheça a Deus.

Esta lição, de textos do Novo Testamento, continua a anterior. Serve para quem está conhecendo a vontade de Deus revelada exclusivamente nas Escrituras. A tese desta lição: A Bíblia é poder e autoridade para nós hoje.

Mateus 22.23-33 — LER

Vocês estão errados, pois não conhecem nem as Escrituras nem o poder de Deus. Pois quando os mortos ressuscitarem, ninguém se casará; serão todos como os anjos do céu. E já que estamos falando em ressurreição, vocês nunca leram o que foi dito por Deus? Ele disse: “Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó”. Ora, ele não é Deus dos mortos, mas sim dos vivos. (vv. 29-32)

A ignorância da Bíblia é fonte do erro religioso. Somente por meio do conhecimento das Escrituras é que temos ideia do plano de Deus. Por isso é necessário ler a Bíblia.
Onde vamos encontrar as respostas a estas perguntas:

  • Depois da morte, o que acontece?
  • Deus gosta do que estou fazendo agora?
  • Eu preciso mudar a minha vida radicalmente. Mas como encontrar forças para isso?

As respostas a estas perguntas se encontram, todas, em um lugar só. Nas Escrituras. Na Bíblia.

Os saduceus imaginaram como seriam as coisas na ressurreição (na vida após a morte). Eles nem acreditavam na vida no além, mas usavam essa ilustração da mulher com múltiplos maridos como pegadinha. Contudo, Jesus revelou que a coisa era bem diferente. E mostrou a partir das Escrituras.

As palavras que Jesus citou tinham sido faladas por Deus, muito séculos antes, a Moisés. Mas ele afirmou que Deus as disse também aos ouvintes do seu dia: Deus lhes disse — isto é, Deus disse a vocês. Quer dizer, as palavras que o Senhor falava a Moisés e que foram registradas nas Escrituras ainda serviram para falar às pessoas na época de Jesus. E ainda servem para falar conosco a respeito dele e da nossa necessidade dele.

Deus é Deus dos vivos porque quando ele se identificou a Moisés como Deus de Abraão, Isaque e Jacó, estes já tinham morrido havia muito tempo. Mas ele disse: Eu sou o Deus deles. O tempo do verbo mostrou que os patriarcas ainda estava vivos. Portanto, existe vida após a morte. De onde veio a prova, a resposta? Das Escrituras.

Para todos nós, Jesus diz: Vocês têm que ler. Se você quer mudança na sua vida, se você quer agradar a Deus, se você quer a vida eterna, você tem que ler. E ler de uma fonte só: a Bíblia.

Veja os outros textos nessa série: Conheça a Deus.

··· Assine o site gratuitamente: