Verdadeiras bibliotecas já foram escritas sobre como entender a Bíblia. Já se inventou uma ciência chamada Hermenêutica para explicar todos os detalhes. Virou um exercício acadêmico.
Existe, porém, um passo essencial no processo de compreender as Escrituras Sagradas que geralmente é ignorado pelos manuais e artigos.
O autor Oswald Chambers expressou esta verdade de forma pitoresca:
“Acho que um dia vou entender”, você diz. Você pode entender agora. Não é estudar que vai te levar lá; é obediência. Deus nunca revelará mais verdade sobre si mesmo até que você tenha obedecido ao que já sabe. O menor fragmento de obediência de sua parte fará com que o céu se abra e as verdades mais profundas de Deus se tornem suas.
Esta perspectiva não diminui o papel do estudo, muito pelo contrário. Ressalta a necessidade de praticar o que se aprende para realmente entender como funciona.
Exatamente por isso em 1985 estruturamos nossos estudos evangelísticos com uma aplicação para cada lição, em duas partes: a primeira pede um comprometimento quanto ao assunto; a segunda convida aluno à prática da verdade que tinha acabado de aprender. A série, chamada: Conheça a Deus, está na quinta edição.
O estudo pessoal permite que o evangelizador acompanha o aluno na hora de fazer as aplicações. Como fez Filipe na hora de ensinar o eunuco o evangelho e guiá-lo até a imersão consciente e informada.
Então Filipe, começando com aquela passagem da Escritura, anunciou-lhe as boas novas de Jesus. Prosseguindo pela estrada, chegaram a um lugar onde havia água. O eunuco disse: “Olhe, aqui há água. Que me impede de ser batizado? Disse Filipe: “Você pode, se crê de todo o coração”. Atos 8.35-37a.
Para entender a Bíblia, obedeça a Deus nos assuntos que você já entende.