Nota do editor: O seguinte artigo foi extraído de um trabalho extenso comparando o cristianismo, o hinduísmo e o islamismo, publicado em site da irmandade.
POR KIPPY MEYERS ─ A partir deste breve estudo introdutório pode-se ver que estas três religiões e os seus livros não podem ser colocados em pé de igualidade. Mas a questão permanece: qual devemos aceitar?
Afirmo que deveríamos aceitar a Bíblia em detrimento de outros livros religiosos porque nenhum livro pode reunir a evidência da origem sobrenatural que a Bíblia apresenta. Nenhum outro livro apresenta evidências tão profundas de inspiração. Devemos aceitar a Bíblia porque:
- Afirma ser de Deus. Isso por si só não prova a sua afirmação, mas a afirmação é algo que devemos esperar. Deus enviaria sua revelação anonimamente?
- Baseia-se na história, não na experiência subjetiva de um indivíduo. Isso abre possibilidade para ser testada. Pode ser comprovada ou refutada.
- A Bíblia contém os mais elevados e puros ensinamentos morais. Eles permanecem insuperáveis por sua simplicidade, aplicabilidade e profundidade.
- Ela contém profecias que são feitas e cumpridas. Eles ultrapassam a possibilidade de previsão ou realização dos poderes humanos ou naturais.
- Tem uma unidade sublime em todos os sentidos – sua doutrina, a progressão de pensamento, sua história, tema, detalhes, estrutura, etc.
- É exata em todos os sentidos ─ histórica, geográfica, cientificamente, etc. Por mais diligentemente que os céticos tenham tentado durante séculos, nunca houve uma falha ou contradição comprovada na Bíblia que estabelecesse que ela não é o que afirma ser. No entanto, “errar é humano”.
- A Bíblia contém conhecimento médico e científico à frente de seu tempo. A Bíblia não participou da ignorância médica e científica contemporânea.
- Ela teve um impacto imensamente profundo no mundo e sempre de forma positiva, sempre que suas verdades são praticadas fielmente.
- Possui as melhores fontes textuais de qualquer livro antigo. Isto é, podemos traçar a sua história até aos seus primórdios com mais precisão e com maior corroboração do que qualquer escrito importante do mundo antigo.
- A Bíblia contém uma visão racional de Deus, do homem e da verdade.
- É indestrutível. Os seus oponentes mais poderosos, fanáticos e eruditos não conseguiram eliminá-la.
- Sempre é atual. No ano passado, o Clube do Livro do Mês perguntou a 2.000 de seus leitores qual livro mais influenciou suas vidas. A Bíblia era a número um.
- Aborda as nossas questões fundamentais sobre por que somos como somos, por que existe o sofrimento, de onde viemos, qual será o nosso destino, como o universo começou e como terminará, etc.
- A Bíblia satisfaz às nossas necessidades espirituais, sociais, psicológicas e emocionais.
- É incrivelmente breve, embora seja apresentada como o livro essencial do Criador. Os seres humanos são notórios pela sua verbosidade em tais assuntos.
- Baseia-se no depoimento de milhares de testemunhas ao longo de sua história. Ela retrata seus heróis com falhas e tudo.
- A Bíblia trata a história de forma imparcial, ao contrário das obras humanas que elogiam seus heróis.
Por outro lado, a evidência da inspiração do Alcorão baseia-se unicamente no testemunho de um homem, Maomé. O mesmo tipo de “evidência” faria de você um hindu. Por que aceitar o testemunho de Maomé e rejeitar o testemunho hindu? Ou por que aceitar os escritos hindus e rejeitar o Alcorão? Ambos têm essencialmente as mesmas evidências a seu favor. Não se pode provar que um seja mais legítimo do que o outro.
No entanto, a lista anterior inclui apenas alguns dos muitos caminhos significativos que devem ser considerados se uma pessoa está realmente procurando ter a mente aberta na busca da verdade entre os livros no mundo que dizem ser de Deus.
As religiões não são iguais. Suas doutrinas mais básicas contradizem frontalmente as outras. Contudo, existe uma religião que se baseia num livro que fornece boas razões para acreditar – tendo unidade e consistência de pensamento, elevados padrões de pensamento e conduta, etc. Em que devemos acreditar?
O irmão Kippy é professor da Bíblia em faculdade cristã americana.
Pense mais
- Da lista acima, qual ponto tem mais peso para você?
- O artigo se baseia numa visão objetiva da verdade. Você compartilha dessa visão?
- Se as religiões não são iguais, que base temos para mostrar respeito às pessoas não cristãs?
- Sua leitura e estudo da Bíblia refletem o valor que o autor atribui a ela?
- Cite um texto bíblico, com sua explicação, que demonstra como a Bíblia trata das “questões fundamentais” da existência humana (#13).
Para mais sobre a Bíblia, ver o livro de J.G. Williams, Introdução ao estudo da Bíblia.