Os batismos que não são válidos

Vários pontos como o ritual foge do mandamento.

Geralmente, não escrevo mais a palavra “batismo” nos meus textos, mas sim “imersão”, porque este último termo transmite o claro significado. Aqui, uso a palavra “batismos”, ainda no plural, para se referir a qualquer ritual religioso assim chamado.

Apareceu uma breve lista num informativo congregacional com o título: “Quem deve ser re-batizado?”. No Novo Testamento, não há menção ao rebatismo, mas somente a prática da imersão na água para o perdão dos pecados. “Há uma só imersão” Efésios 4.5. Esta imersão é realizada uma única vez, pois coloca a pessoa em Cristo.

No entanto, o artigo apresentava um argumento excelente. Abaixo, a breve lista do artigo original que mostra que nem todo ato de “batismo” é considerado válido segundo a Bíblia.

Quem precisa ser imerso corretamente?

  • Todos os que não foram imersos em nome de Cristo, Atos 19.1-7.
  • Todos os receberam a imersão sem fé pessoal na morte, sepultamento e ressurreição de Jesus, 1 Coríntios 15.1-4.
  • Todos que não receberam um ensino correto antes da imersão, Mateus 28.19-20.
  • Todos que não obedeceram de coração à forma de doutrina apostólica, Romanos 6.17-18.
  • Todos que não acolheram a palavra, Atos 2.36-41.
  • Todos os que não se arrependeram dos pecados, Atos 2.38.

Na próxima edição da revista Edificação, vou trabalhar com essa ideia, oferecendo mais alguns pontos sobre quem precisa ser imerso na água de forma bíblica.

··· Assine o site gratuitamente:


 

3 Comments

Comment 2024-04-26

O mesmo Paulo que disse há um só batismo , rebatizou 12 discípulos lá em Éfeso, os quais foram Batizados, só que não nas prescrições do batismo ao qual Paulo se refere existir apenas 1.
Logo o rebatismo sempre se fará necessário se o que se batizou , se batizou sem levar em conta o batismo 1 do qual Paulo se refere , que exige critérios prescritos do ato batismal , como também dos critérios exigidos aquele que decide ser batizado.

Comment 2024-04-26

O rebatismo dos 12 discípulos de Éfeso foi porque eles realizaram o batismo de João que era de arrependimento voltado para o povo judeu, na antiga aliança. Não tinha relação com o batismo da nova aliança em Cristo. Esse foi o motivo. Os discípulos de Cristo e de João continuaram batizando durante o ministério de Cristo. Todavia, o estabelecimento da forma e motivo do batismo “cristão”só ocorreu após o discurso de Pedro. Então, o rebatismo ocorreu para os judeus que se batizaram através do ensino do batista. Na igreja de Cristo a recomendação do rebatismo é principalmente para aqueles que não se batizaram por imersão.

Comment 2024-04-26

Dos 6 pontos acima, pelo menos 2 são mais polêmicos: não receber ensino correto e não obedecer de coração. Não receber ensino correto tem a ver também com quem ensina e não obedecer de coração corre risco de julgar a decisão.